Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




Nesta terça-feira, 30, ocorreu o encerramento do Fórum Cidade Inteligente e Humana- 2020, promovido Pela Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Instituto Arnaiz, de Madri, na Espanha.  Foram dois dias de conversas, debates, conhecimento e discussões com profissionais renomados de diferentes áreas, em torno do conceito cidade inteligente e humana, para planejar Boa Vista para os próximos quatro anos.
Cidades Inteligentes são projetos nos quais um espaço é palco do uso de tecnologias, comunicação, informação, integrando todos os setores no planejamento e desenvolvimento urbano que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita destacou que elaboração do Plano Estratégico é mais um avanço para o município. “Temos o sonho de tornar Boa Vista a melhor cidade do Brasil em qualidade de vida e, para que isso seja possível, trabalhamos e investimos muito para melhorar todas as áreas. Estamos fazendo um planejando para que Boa Vista seja mais humana e inteligente até 2020. É um trabalho que exige tempo, por isso é importante sensibilizar a sociedade sobre a importância de juntos construirmos a cidade dos sonhos.”, disse.
Neste segundo dia, o fórum também recebeu profissionais que debateram temáticas voltadas em especial para área da educação, saúde e desenvolvimento social e urbano. No período da manhã, o professor de educação básica e universitária, biólogo, mestre em ciências ambientais e especialista em docência superior e gestão escolar, Taciano Gonçalves abordou o tema: Educação.
O presidente da Python Brasil, empresário Carlos Leite falou sobre Dados Abertos e Lei da Transparência, o presidente do grupo Arnaiz, Leopoldo Arnaiz, falou sobre Planejamento Urbano e Habitação; o comunicador com mais de 25 anos de experiência no setor urbanístico e desenvolvimento territorial, Fernando Arnaiz, que palestrou sobre o tema Mobilidade Urbana.
O palestrante Taciano Gonçalves, ressaltou que o fórum é um marco histórico para o município de Boa Vista. “Indiscutivelmente daqui a alguns anos nos lembremos que Boa Vista entrou para a história inicialmente por essa ação. Já conheço o trabalho da Secretária Municipal de Educação que já é uma referência dentro do trabalho que desenvolve, em especial com as crianças pequenas e também com o projeto desbravadores digitais. Tenho certeza que com toda abertura, sensibilidade e humanismo que a prefeita Teresa Surita tem Boa Vista será uma referencia nacional ainda maior do que é hoje”, destacou.
Capital da primeira infância – Alunos da rede municipal de ensino também participaram do Fórum cidade Inteligente e Humana. Eles fazem parte dos Desbravadores Digitais, um projeto de inclusão social digital e cidadã, que reúne alunos do ensino fundamental para desbravar o território do município e construir propostas de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, com a adoção de tecnologias. O projeto foi adaptado para ser trabalhado nas escolas, juntando a tecnologia com o ensino interdisciplinar.
Durante o fórum os alunos participaram de atividades descreveram de forma lúdica e dentro do entendimento de cada um, o que é uma cidade inteligente e humana. Eles também construíram políticas públicas para a cidade elencando o que poderia ser feito a curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: Curto prazo: asfalto, faixa de pedestre, wi-fi nos postos. Médio prazo: Praças com wi-fi nos bairros mais afastados. Longo prazo: Mais lazer na cidade, melhorar as praças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário