Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Atendendo a um convite feito pelo deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), em au­diên­cia nesta quinta-feira, 30, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, confirmou que visitará Roraima em breve para anun­ciar oficialmente o pro­to­colo aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que considera o Estado como área livre de febre aftosa. De acordo com Gonçalves, a reunião foi proveitosa e ele pediu ao minis­tro Maggi que, quando estiver em Boa Vista, também apresente o protocolo que autoriza a comercia­liza­ção da fruticultura do entorno da capital para fora do Estado.
“Assim que tiver uma vaga na agenda, vou fazer essa viagem até Roraima, não só para fazer esse importante anúncio, mas também para visi­tar os produtores de soja do Estado, entre os quais tenho bons amigos”, disse o ministro.
Em tom amistoso, ele lem­brou que tem recebido mensagens e whatsApp diários de produtores e que reconhece o trabalho que eles estão fazendo na transformação de Roraima em um grande celeiro e produtor de grãos.
De acordo com o deputado Hiran Gonçalves, a sua visita ao MAPA foi cobrar de Maggi, uma solução para a conclusão do protocolo fitossanitário que, desde julho de 2016, está sendo elaborado por uma equipe técnica do Ministério e até o momento, segundo afirmou, não ficou pronto. “Sensibilizamos o ministro Maggi para a importância de liberar o documento que propor­cio­nará aos produto­res escoar a produção de fruticultura do entorno de Boa Vista, inclu­sive, para outros estados. Esta produção não está infestada pela mosca da caram­bola”. Segundo o parlamentar, o ministro se prontificou a agilizar o processo, uma vez que já era para estar pronto.
Ele informou ainda, que dois ofícios foram entregues ao ministro. Um, solicitan­do uma verba de R$ 650 mil para a construção da Feira Livre Indígena na comunidade do Jabuti, no muni­cípio de Bonfim; e o outro, pedindo R$ 190 mil para a aquisição de um caminhão Toco, com capacidade para 10 toneladas, também para Bonfim. O veículo será utilizado para escoar a colheita do principal e crescente cultivo da melancia, estimada em 40 tonela­das neste ano. Entre os produtos da agrope­cuária – principal atividade econômica de Bonfim - destacam-se a mandioca, banana, caju, gado de corte, arroz irrigado, milho e manga.
Com relação à Feira Indígena, em Bonfim, Hiran Gonçalves salien­tou que, depois da conversa com o prefeito Jonas Chagas (PRTB), o vice-prefeito Roberto da Cerr (PP), e a comuni­dade, ele se comprometeu em marcar uma reunião com o ministro da Agricultura e apre­sen­tar a proposta para a construção da feira. “Posso dizer que o compromisso foi cumpri­do e agora vamos cobrar o repasse do recurso e a execução da obra”, disse.
O deputado explicou ainda que, mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, com cortes orçamentários para reduzir o déficit e recolocar o país nos eixos, o ministro prometeu olhar com maior atenção, a liberação do recurso.
Por fim, o deputado Hiran Gonçalves, que é presidente da Comissão de Segurida­de Social e família, convidou o ministro Blairo Maggi para fazer uma visita de cortesia à comissão. A intenção, segundo ele, é que o ministro Maggi possa fazer um ba­lan­ço das ações que contribuíram para conter a crise deflagrada pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, e que trouxe enormes prejuízos para os produtores e para o governo.
 “Entendemos que a Operação Carne Fraca foi desastrosa para o país, inclu­si­ve com impacto na saúde dos brasileiros, e, nossa comissão trata da questão da saúde como um todo, daí o convite”, avaliou Gonçalves.
Na Operação Carne Fraca foram constatadas irregularidades em 21 unidades fri­go­ríficas entre as mais de 4800, sendo que três foram interditadas. Foram afastados 33 fiscais do Ministério da Agricultura (entre mais de 11000).


Nenhum comentário:

Postar um comentário