Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Dados da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente mostram que cerca 90 mil toneladas de resíduos sólidos são depositadas no aterro sanitário do município por ano, sendo que grande parte desse material tem potencial para ser reaproveitado, gerar renda e preservar o meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que está com o relatório final em discussão.
Os debates retornaram nesta terça-feira, 28, e seguem até quinta-feira, 30. O plano passou por ajustes e foram incluídas todas as sugestões e propostas feitas pela população e representantes de instituições e entidades durante as 15 consultas públicas feitas em janeiro deste ano. Foi elaborado um plano de ação, conforme pede a legislação, que trata pelo menos de 15 resíduos diferentes: a coleta domiciliar, a coleta de resíduos de construção civil, a de serviços de saúde, galhos e podas, volumosos e vários outros tipos de lixo, inclusive industriais, como pilhas, baterias e lâmpadas.
Tudo que está sendo apresentado no relatório final foi feito a partir de uma construção coletiva, que teve várias adequações citadas pelos catadores, professores universitários, membros da sociedade civil organizada e pela população. O plano vai refletir as regras sobre a destinação e tratamento do lixo nos próximos 20 anos. Ainda nesta etapa, os participantes ainda poderão propor alterações com o objetivo de aperfeiçoar as propostas. Por isso, a importância da mobilização e participação social.
As contribuições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico residuossolidos@boavista.rr.gov.br e também pela Central de Atendimento 156. Outras audiências públicas ocorrem ainda este mês, uma nesta quarta-feira, 29 e a próxima, na quinta-feira, 30.
A implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos engloba a geração de emprego, renda, empreendedorismo e preservação do meio ambiente. O representante da Cooperativa Cata Alegre, do município de Alto Alegre, Cesar Augusto, esteve presente na audiência e explicou de que forma a implantação do plano em Boa Vista vai contribuir com a cooperativa, localizada em outro município.
O Plano de Resíduos Sólidos contempla a extinção dos lixões e construção de um novo aterro sanitário na capital, e ainda, implantação da coleta seletiva, inclusão social de catadores, a instalação de ecopontos para entrega voluntária de resíduos recicláveis pela população, o fim da destinação de resíduos da construção civil para aterro sanitário, a destinação de resíduos de serviços de saúde após tratamento prévio. Com isso, o resultado será a redução do volume de lixo.
O município está obedecendo todos os prazos legais estipulados pelo Governo Federal dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para implantação de novos meios de destinação do lixo. A data limite é dia 31 de julho de 2018.
Confira a programação

 29/03 - Quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Palácio 9 de Julho, rua General Penha Brasil, bairro São Francisco

 30/03 – Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Família Que Acolhe, rua Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário