Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



O Projeto de Lei nº 031/2015, de autoria da deputada Aurelina Medeiros (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a criar o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (IATER), foi aprovado pelos deputados durante sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (17).
A votação e discussão da matéria ocorreram em turno único. Com 16 votos favoráveis, a proposta segue agora para sanção ou veto do Executivo. A deputada Aurelina defendeu o projeto e disse que o órgão viabilizará a vinda de recursos federais para incentivar a produção local, além de prestar assistência aos produtores da agricultora familiar. Além disso, a proposição é autorizativa. Ou seja, não vincula normas a serem cumpridas pelo chefe do Executivo, mas sim, mera faculdade que pode ser exercida ou não.
“A gente vê o IATER como um grande instrumento para o desenvolvimento da agricultura no Estado de Roraima. O projeto não impõe gastos ao Executivo e dá a oportunidade da governadora criar diante da disponibilidade orçamentária, no prazo devido e na hora devida. É um projeto que nasce nesta Casa, uma política de grande apoio ao desenvolvimento agrícola do estado, da agricultura familiar, indígena e empresarial”, disse.
Conforme a proposta, o instituto tem por finalidade promover o desenvolvimento tecnológico, social, econômico, ambiental, político e cultural da família rural e seu meio, atuando em conjunto com a população rural e suas organizações. O projeto já vinha sendo discutido desde o ano de 2012 e foi objeto de várias indicações por parte da deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário