Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A segunda legislatura do programa Parlamento Jovem iniciou para 24 deputados jovens que tomaram posse na manhã desta terça-feira (26), durante sessão no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR). Estiveram presentes autoridades locais, convidados e familiares dos estudantes de escolas estaduais da Capital e do interior de Roraima.
Será um ano legislativo para os adolescentes eleitos, primeiramente em suas respectivas escolas, onde apresentaram projetos para melhoria na qualidade de vida da população. A posse aconteceu da mesma maneira como dos deputados oficiais, primeiro houve a apresentação dos eleitos e juramento presidencial e individual.
Em seguida, os jovens se reuniram e formaram duas chapas para votação da Mesa Diretora, na qual presidirá e ficará responsável pelos atos dos mesmos. Com votação acirrada, a presidência ficou com o adolescente Anderson Rayan, aluno do Ensino Médio da escola Lobo D’Almada. Houve ainda a escolha para 1º, 2º e 3º vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários e um corregedor geral.
Para Rayan, os cinco dias antecedentes a posse foram intensos e de profundos conhecimentos, tanto pela parte de legislação, quanto pela rotina dos parlamentares. “Serviu para nós vivenciarmos o que um deputado vive. Em relação a escolha para presidência da Casa, será um motivo a mais para continuar a lutar pelos interesses da sociedade. Agradeço aos colegas por terem me colocado no cargo e espero representar bem esse cargo”, destacou.   
Antes de ingressar no Programa, o estudante afirmou que não era apreciador da Política, mas essa mentalidade mudou após participar de palestras na Escola do Legislativo (Escolegis). “Foi outra forma de visão para os outros alunos também. Aprendemos a formular um projeto de lei e mostramos aos nossos padrinhos”, concluiu.
O presidente da ALE-RR, Jalser Renier (PSDC), ressaltou que ações como essa geram mais conhecimento sobre o trabalho do deputado. Contou dos resultados de pesquisas que detectaram um número alto de cidadãos não sabedores das atribuições dos parlamentares e estes jovens serão disseminadores desse trabalho. “A partir desse momento eles estão preparados para saber como funciona a Assembleia, como é e como trabalha um deputado e as ações no interior”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário