Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



 A classe pecuarista do Estado de Roraima tem muito a comemorar. Foi assinada na manhã desta terça-feira (12), a portaria que muda o status sanitário da febre aftosa de alto risco para médio risco.
A solenidade ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos e contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, do governador Chico Rodrigues, do senador Romero Jucá, do secretário de Agricultura do Estado, Álvaro Callegari, da diretora-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Rosirayna Remor, e de pecuaristas.
Para o ministro Neri Geller, a mudança de status é um avanço para o Estado de Roraima tendo em vista que a produção está avançando. “Seja ela, na pecuária, seja na produção de grãos e o Ministério da Agricultura, alinhado com o governo do Estado, mas, principalmente, com o setor que faz o dia a dia da produção acontecer, é um momento extremamente importante, tendo em vista que o mercado internacional está muito aquecido, o potencial de crescimento da produção no Estado é muito grande e com certeza esse será apenas o começo de uma grande e bela história de desenvolvimento, de prosperidade deste Estado”.
Geller disse estar bastante motivado porque vê, principalmente, no semblante das lideranças, da imprensa que acompanha, dos produtores do Estado e de muitos que vêm de outros estados para investir em Roraima, a esperança de dias melhores.
“Só este ano, o governo federal disponibilizou R$ 156 bilhões para o Plano Safra. Esse montante contempla custeio agrícola, acesso à inovação tecnológica e grandes programas como o de armazenagem. É importante que os produtores de Roraima se organizem em condomínio, em cooperativas ou individualmente, para ter acesso a esses recursos .”
Durante a solenidade, o ministro anunciou a liberação de recursos na ordem de aproximadamente R$ 2 milhões para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  Esses recursos serão usados para estruturação, principalmente, de laboratórios da empresa para avançar na pesquisa.  Explicou que são ações articuladas que estão acontecendo, como a questão da segurança jurídica que está avançando e a regulamentação do Código Florestal. “A Embrapa é um instituto de pesquisa renomado. Fortalecer a Embrapa aqui no Estado é uma obrigação do Ministério. Tem demanda. Tem um potencial de crescimento e a pesquisa tem que ser fortalecida.”
Para o senador Romero Jucá, a assinatura da portaria que coloca o Estado na classificação de médio risco para febre aftosa, é o resultado de uma etapa que exigiu muito esforço. Primeiro, a decisão do governador Chico Rodrigues, da equipe da ADERR e do Ministério. “O governador priorizou essa questão que é extremamente importante para o nosso futuro”.  Ele acredita que o Estado vai encontrar o seu caminho, o seu destino.”
Segundo o secretário de Agricultura, Álvaro Callegari, a presença do ministro em Roraima, é muito positiva. “Como a nossa vocação é o setor produtivo primário, essa questão de mudança do status da febre aftosa, permite que possamos comercializar melhor o nosso gado. Já na agricultura, com os investimentos que o Ministério vai fazer na Embrapa, vai melhorar substancialmente o apoio tecnológico da produção de grãos que está se instalando no Estado, especificamente da soja”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário