Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que Roraima apresentou a maior geração de empregos para o mês de Abril desde o inicio da série histórica, que se inicia em 2003. Segundo analise da Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais da SEPLAN, foram admitidos no período 2.236 trabalhadores contra um total de demissões de 1.841 trabalhadores, gerando assim, um saldo positivo de 395 novos postos de trabalho com carteira assinada.

O resultado favorável apresentado no mês passado deve-se a criação de empregos no setor de Serviços, principalmente nos subsetores de Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação, que gerou 101 novos postos de trabalho. Também neste setor destaca-se o subsetor de Ensino, com 63 novos postos de trabalho.
Outro setor que se destacou foi o de Comércio, que em Abril gerou 164 novos postos de trabalho, impulsionado principalmente pelas contratações ocorridas no Comércio varejista, que inverteu assim as quedas no saldo de emprego apresentada nos primeiros meses do ano.
Assim como nos setores de Serviços e Comércio, apresentaram saldos positivos no mês passado os setores de Serviços industriais de utilidade pública (água, esgoto e energia) com 24 novos postos, Administração pública com 13, Indústria de transformação e Extração mineral, ambas com a geração de apenas 1 novo posto de trabalho, já a Construção civil e a Agropecuária, apresentaram queda no saldo de empregos com respectivamente -7 e -12.
As ocupações com melhores saldos de empregos no mês de Abril foram: Trabalhador da Manutenção de Edificações com 46 novos postos; Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Públicas com 44; Zelador de Edifício com 43; Auxiliar de Escritório, em Geral com 43; e Servente de Obras com 36.
As profissões que apresentaram as maiores quedas no mês passado foram: Motorista de Furgão ou Veiculo Similar (-24); Telefonista (-15); Armador de Estrutura de Concreto (-15); Eletricista de Instalações (-14); e Recepcionista, em Geral (-13).
No acumulado do ano foram criados 930 novos postos de trabalho com carteira assinada, o que representa um aumento de aproximadamente 2% na mão-de-obra empregada do Estado. O resultado acumulado nestes quatro primeiros meses do ano já é significativamente superior ao apresentado em todo o ano de 2013, onde foi registrada a criação de apenas 162 novos postos.

Setores
Abril de 2014
Acumulado no Ano
Total
395
930
Extrativa Mineral
1
8
Indústria de Transformação
1
7
Serviços Industriais de Utilidade Pública
24
27
Construção Civil
-7
377
Comércio
164
-96
Serviços
211
594
Administração Pública
13
19
Agropecuária
-12
-6
Fonte: CAGED – Lei nº 4.923/65 – CGET/DES/SPPE/TEM; Elaboração SEPLAN-CGEES.


Fonte: Ascom Seplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário