Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

A imprudência aliada a falta de conscientização dos condutores de motocicletas sobre a importância na obediência as leis de trânsito, tem sido um dos fatores para o alto índice de mortes registradas no Estado de Roraima nos últimos meses.
Apesar de possuir vias largas facilitando a trafegabilidade dos condutores de motos na capital, fatores como a alta velocidade, e na maioria dos casos motociclistas não habilitados, desrespeitando as leis de trânsito,  contribuem para que o atendimento do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) seja em sua totalidade ao ser acionado pelo fone 192, onde o mapa apresentado pelo órgão demonstra que diariamente das 11 ocorrências, oito são relacionadas a acidentes envolvendo motos.
Dados repassados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR), detalha bem esta realidade, ao apontar que até o mês de setembro de 2013, estavam licenciados junto ao órgão 161.966 veículos, destes 78.834 são motocicletas, concentrando na capital Boa Vista 67.441motos,   para uma população estimada em 488.072, conforme dados repassados pelo IBGE/RR.
A meta do Detran é evitar o número de acidentes, vítimas e mortes. Isso tem ocorrido, mesmo com a frota crescendo em média 15 mil veículos/mês. O foco é o uso da bebida alcoólica e o respeito das leis de trânsito, principalmente quanto aos motociclistas (maioria das vítimas), em que a maioria das infrações ambos ao serem abordados pelos agentes, geralmente estão sob o efeito de bebida alcoólica ou não possuem habilitação, segundo informou o diretor do órgão Edigilson Santos.
“o caminho para alcançar uma mobilidade mais segura e reduzir os prejuízos econômicos e sociais causados por acidentes ainda é a prevenção, precisamos conscientizar a população sobre a necessidade da mudança de comportamento do motorista. Pretendemos também viabilizar um plano de reestruturação administrativa e funcional do órgão, com o objetivo de facilitarmos o acesso aos serviços do Detran, bem como a emissão e o pagamento de taxas, para diminuir a inadimplência e a distância do cidadão com o órgão. Nosso objetivo é trabalhar para a desburocratização dos processos da organização,  com a intenção de agilizar a prestação de serviços e facilitar a vida dos cidadãos roraimenses,” afirmou.

A dor ao perder dois filhos em acidentes trágicos 

Maria Rufino, aos 47 anos tenta superar a dor da perda de seus dois filhos

 A cabelereira Maria Rufino, tenta refazer a dor de inúmeras mães em todo o país ao perderem seus filhos em acidentes de trânsito. No seu caso a dor é repartida em dobro já que perdeu dois de seus filhos tragicamente em acidentes de motos nas estradas de Roraima, de forma brutal.
“Atualmente busco forças para superar esta dor, em razão de ter minha mãe para cuidar e ainda ter dois filhos que dependem de mim. É algo que não desejo para ninguém. Hoje incentivo outros jovens, para que utilizem suas motos como meio de transporte e não para serem usadas de forma imprudente. Tive que mudar radicalmente minha vida, e a saudade de meus filhos é imensa. Acredito que os pais devem orientar e dialogar mais com seus filhos, Boa Vista infelizmente é uma das capitais que mais existem mortes no transito ocasionadas por motocicletas. Por outro lado falta um incentivo do governo estadual em proporcionar esta orientação nas escolas”, relatou.
A dor de Maria Rufino, se junta a outras mães em todo o país quando visualizamos os dados apresentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que traz um mapeamento da atual situação de mortes em todo o país, os quais expõem a fragilidade e o devido cuidado que os motociclistas enfrentam nas ruas do Caburaí ao Chuí,  em razão de 2012 terem sido contabilizadas 41 mil internações por acidentes de trânsito, deste total 19 mil lotaram as unidades hospitalares em relacionadas a acidentes com motociclistas; sem contar que 1.207 não resistiram aos ferimentos e morreram.
O saldo de mortos no comparativo realizado pelo SUS em país, deixa claramente a necessidade dos órgãos de fiscalização apertarem o cerco e punir com  rigor quem insiste em burlar as leis e sair pilotando uma moto, colocando não somente a sua vida mais as dos outros em perigo. Em todo o país o número de motociclistas mortos no trânsito teve um aumento desenfreado na última década: subiu de 3,1 mil em 2001 para mais de 11 mil em 2011.

Cena rotineira nas principais avenidas da capital Boa Vista

 



 


Quantos jovens perderão a batalha contra a imprudência?

Os números apresentados pela administradora de Seguros Líder, refletem a necessidade de uma atuação mais eficiente e enérgica dos órgãos de repreensão, principalmente na região norte, evidenciado por inúmeros fatores, os quais podem ser remediados com uma política de educação voltada aos jovens, e quem sabe a institucionalização de uma lei estadual para tornar obrigatória a matéria na grade curricular de ensino, pelo menos em capitais com alto índice de mortalidade seria a solução para minimizar a perda precoce de condutores jovens, é o que defende o professor do ensino médio Marco Aurélio Pinheiro Souza. “O primeiro passo é instituir a educação no trânsito para os jovens, possibilitando que no futuro sejam bons condutores e atentem para as leis de trânsito”, orientou.
Boletim repassado pela seguradora Líder detalha os números de indenizações pagas



















Saldo de mortos em 2011 foram de 147 pessoas

Este ano 44 pessoas já morreram no primeiro semestre

 De acordo com o boletim fornecido pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, aponta que no ano de 2011, 147 pessoas foram vitimas de óbito ocasionando por acidentes de trânsito envolvendo acidentes com motos em Roraima, dado este considerado pelas autoridades de trânsito alarmante, para uma população superior a pouco mais de 480 mil habitantes em todo o Estado.
Os dados revelados pela secretaria estadual de segurança pública de Roraima nos primeiros três meses deste ano foram registrados 44 mortes ocasionadas por acidentes em todas as rodovias estaduais.
Confira no vídeo abaixo o flagrante de um ato imprudente envolvendo adolescentes que aos finais de semana promovem livremente corridas de motos, nas principais rodovias.

Com base em todos estes dados é visível a necessidade de uma parceria envolvendo o poder público e a sociedade para que as manchetes dos grandes veículos de comunicação possam noticiar a redução de mortes no trânsito em todo o país. Nunca é tarde para juntos protagonizarmos este momento.




 














Nenhum comentário:

Postar um comentário