Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


A parceria entre a Policia Militar do Estado de Roraima (PMRR) e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), nas ações desenvolvidas pelo Programa Educacional de Resistencia às Drogas e á Violência (Proerd), tem possibilitado educar as crianças e adolescentes em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores, mostrando os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal que atinge centena de famílias.
O programa permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis, e também oferece aos estudantes uma chance de contar com o policial militar corno amigo, e pessoa em quem eles podem confiar, integrando os pais e responsáveis nesta prática.
No primeiro semestre deste ano, segundo dados repassados pelo Cel. Egberto Lima Coordenador do Proerd, foram atendidos mais de  1.900 alunos em 26 escolas da rede estadual, e mais quatro instituições privadas, onde durante três meses, policiais militares comparecem as escolas com a missão de repassar lições em sala de aula, com a finalidade de instruir os alunos sobre os malefícios das drogas lícitas (bebidas alcoólicas e cigarros) e pelas ilícitas (maconha, crack, cocaína, entre outras).
Esta iniciativa de sucesso já atendeu em todo o Estado mais de 62 mil alunos nas escolas da rede pública de ensino, em 12 anos de criação, o qual tem se tornado um programa multiplicador de boas praticas, orientando sobre as consequências nocivas do uso das drogas e a desestruturação familiar com uma mensagem de “Não a Violencia”, sensibilizando os mesmos para o resgate dos valores éticos com a construção de uma sociedade justa, sadia e feliz.
“Sem duvida é um projeto de extrema importância para o momento em que o pais vive mergulhado em violência, e em Roraima não é diferente, pelas situações que atendemos rotineiramente sempre envolvendo o álcool e o uso de entorpecentes. Com esta ação temos a plena convicção que estamos formando líderes entre as crianças, para que no futuro possamos colher o resultado positivo de todo este esforço nesta luta incansável contras as drogas. Não podemos perder esta batalha”, disse.
Egberto destacou que neste semestre foi implantado um programa pioneiro que visa capacitar também os pais dos alunos, contendo cinco lições semelhantes ao aprendizado  dos integrantes do programa, para que os mesmos entendam de fato o que os filhos vivenciam em sala de aula, sem contar com o trabalhado diferenciado aos alunos do 1º e 4º ano sobre orientações em relação a pedofilia.
“O mais gratificante deste trabalho realizado há 12 anos em todo o Estado, foi a satisfação de encontrar entre o curso de formação de novos soldados da Policia Militar 30 alunos que integraram o programa, mostrando que ambos agora podem contribuir como multiplicadores desta ação de cidadania formando verdadeiros lideres de uma juventude sem drogas e sem violência”, relatou.



Um aprendizado para toda vida



O estudante Lucas Vinicius que participou do programa em 2010 aos 10 anos de idade, relatou sua satisfação em integrar o Proerd e resumiu a iniciativa de orientar as crianças da rede de ensino como “Um aprendizado”, e guarda com orgulho o certificado concedido durante a formatura do projeto, em uma solenidade que reúne todas as escolas participantes do Estado.
“É um ensinamento que proporciona um alerta sobre este mal que tem desestruturado milhares de famílias. Esta ação social desenvolvida pela Policia Militar de Roraima em conjunto com a secretaria de educação tem uma abrangência significativa, e permite que possamos ser multiplicadores deste conhecimento em favor da vida e da família. Me sinto honrado em ter participado do programa”, relatou.
Todos os anos em comemorações especiais as crianças compartilham os ensinamentos adquiridos em sala de aula, dando um basta a violência e as drogas, a exemplo da semana em comemoração a semana estadual da criança e adolescente na Assembleia Legislativa. Confira o video  no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário