Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad









A implantação da republica, foi sem duvida a maior revolução de nossa historia, e teve côo lideres máximos dois maçons: Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. A palavra republica deriva do latim, e significa que um governo é eleito livremente pelo povo, sendo este governo exercido por um termo determinado.

A maçonaria brasileira nasceu com o Brasil, e esteve presente em todos os principais acontecimentos históricos e que culminaram no País que hoje vivemos. Diferente não poderia ser a sua participação na Proclamação da República.
Este  fato histórico é o  mais importante de nosso País, e teve como líderes e idealizadores deste movimento, outros Maçons ilustres que hoje estão nos nossos livros de História, tais como, Ruy Barbosa, Campos Salles, Quintino Bocayuva, Prudente de Morais, Silva Jardim e outros mais.

Atentos a todos estes fatos, a Maçonaria, através de várias Lojas como a Vigilância e Fé, de São Borja – RS, Loja Independência e Regeneração III, ambas de Campinas - SP, aprovaram um manifesto contrário ao advento do Terceiro Reinado e enviaram a todas as Lojas Maçônicas do Brasil, para que tomassem conhecimento e que apoiassem esta causa. Mais uma vez a Maçonaria estava à frente para liderar um Movimento Democrático.

Em 10 de novembro de 1889, em uma reunião na casa do Irmão Maçom Benjamin Constant, onde compareceram os Irmãos Maçons Francisco Glicério e Campos Salles, que decidiram pela queda do Império. Benjamin Constant foi incumbido de persuadir o Marechal Deodoro da Fonseca, já que este era muito afeiçoado ao Imperador. Por fim, Deodoro assumiu o comando do movimento e Proclamou a 15 de Novembro de 1889, a República no Brasil.

A exemplo de todos estes fatos devemos ter os mesmos atos de coragem que tiveram os maçons que hoje fazem parte da história da Humanidade. Temos a obrigação de agir para que, no futuro, sejamos citados pelos maçons que nos sucederem, e que, da mesma forma, os nossos nomes fiquem registrados, como cidadãos atuantes, na memória histórica de cada rua, cada bairro, cada cidade, cada Estado, por toda a Nação.

E que estes maçons do futuro tenham em nós, como tivemos nos maçons do passado, o exemplo motivador da defesa da cidadania como instrumento de busca de uma sociedade mais igualitária, mais justa e fraterna, portanto mais feliz.

Parte do texto com colaboração do Ir.
Rogério Vaz de Oliveira,M.'.M.'.
ARLS CAVALEIROS DO VALE DO RIO NEGRO
ORIENTE DE RIO NEGRO – PARANÁ, BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário