Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Termina nesta segunda-feira, 19, o período de inscrição para o Programa de Orientação Vocacional. A iniciativa, realizada pelo curso de Psicologia da Faculdade Cathedral, é voltada para adolescentes matriculados no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª ano) que ainda tenham dúvidas quanto à escolha de um curso de graduação e também para jovens que ainda estão incertos referentes à qual carreira profissional seguir.
Os interessados devem se inscrever até o dia 19 por meio de um formulário eletrônico (https://goo.gl/forms/J9LWx28umulQwwEi1), que também está disponível na Página do Facebook do Programa (https://www.facebook.com/Oppsicologiacathedral/). A entrevista com os selecionados será de 26 a 29 de março. As oficinas começam no dia 10 de abril e finalizam no dia 29 de maio, totalizando oito encontros. O serviço é gratuito.
“O Programa de Orientação Profissional é importante, por ser um processo voltado para orientações e informações referentes à escolha profissional. Sua finalidade é avaliar, analisar, esclarecer e informar ao orientando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais que se apresentam inseridas em suas possibilidades”, explicou a psicóloga responsável pelo programa, Cássia Nathalia Alves Dias.
Ela ressaltou que o programa revela também tendências e habilidades em áreas e campos de trabalho. “O objetivo é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do orientando. É um processo significativo por minimizar as dúvidas e proporcionar ao orientando uma escolha mais consciente”, completou.
Os encontros serão realizados uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, a partir das 19h, com duração média de duas horas. O trabalho nos oito encontros será realizado por meio de entrevistas, discussões em grupo, pesquisas, vídeos, dinâmicas de grupo, aplicação de testes psicológicos, visita técnica aos laboratórios e clínicas de graduação da Faculdade Cathedral, além de palestras com profissionais externos.
“Cada um dos oito encontros tem objetivos específicos a serem alcançados, que vão desde o autoconhecimento, influências da família e meio social no processo de escolha, reconhecimento de habilidades, até preconceitos e estereótipos acerca das profissões. O Programa seguirá três vertentes principais: autoconhecimento; conhecimento da realidade profissional e tomada de decisão. Por fim, será realizada a devolutiva de forma individual dos resultados obtidos no decorrer do programa e a certificação”, pontuou Cássia Nathalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário