Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A gravidez é um período muito especial para a mulher, mas que traz diversas modificações e adaptações para o organismo. Um deles é o aumento da produção hormonal, que gera retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço. Para minimizar esses desconfortos, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Cathedral oferece sessões de drenagem linfática para grávidas.
As sessões podem ser agendadas todos os dias de manhã, das 9h às 12h, na própria Clínica Escola, na rua Raul Prudentes de Moraes, no bairro Caçari, atrás da Cathedral. O atendimento será feito pelos acadêmicos do 10º semestre, com a supervisão da professora Francieli Romano, supervisora do estágio de ginecologia e obstetrícia. Não tem limite de sessões, a grávida participa do programa de atendimento, que inclui exercícios e drenagem linfática, até o momento do parto.
“O objetivo principal da Fisioterapia no Pré-natal é de melhorar a qualidade de vida da gestante, através da aplicação de um programa de exercícios e terapia manual [drenagem linfática]. Durante as sessões, ela recebem orientação quanto às formas de autocuidado, como prevenção de algias na coluna e outros fatores a fim de assegurar gestação e parto mais saudável e tranquilo”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia, Denise Rasia.
Ela explicou que a drenagem linfática, técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, reduz o edema (inchaço). “A drenagem linfática manual durante a gravidez traz benefícios para a mãe e para o bebê e pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação ou após liberação médica”, frisou. Por se tratar de uma técnica de massagem, além de ajudar a diminuir o cansado nas pernas e o desconforto dos tornozelos e pés inchados, a drenagem relaxa e alivia tensão e dores musculares, contribuindo para melhor qualidade de vida da grávida.
Quais são os benefícios da drenagem linfática para a gestante?

- Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;

- Estimula a circulação venosa e linfática; reduz a retenção de líquido;

- Diminui os inchaços típicos da gravidez;

- Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;

- Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;

- Combate celulite e estrias; alivia tensões e reduz dores musculares.

Serviço:

O quê: Fisioterapia no pré-natal: Projeto Drena Grávida
Local: Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Cathedral (na rua Raul Prudentes de Moraes, no bairro Caçari, atrás da Cathedral)
Dias: todos dos dias, das 9h às 12h
Informações: 99135-7220


Nenhum comentário:

Postar um comentário