Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Como parte das ações do Novembro Azul, a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) disponibilizará consultas médicas especializadas em urologia para os servidores que atuam no HGR (Hospital Geral de Roraima). Os atendimentos serão realizados nesta quinta-feira, dia 10, quando também será realizada uma palestra sobre o câncer de próstata.
A palestra será realizada pela manhã, às 8h30, com objetivo de sensibilizar o público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação será aberta aos profissionais de saúde, servidores, pacientes e familiares. “Na palestra todos podem participar, até mesmo os jovens, para conhecerem mais sobre a campanha e também as mulheres para ajudarem a sensibilizar e alertar os homens na prevenção do câncer de próstata”, explicou a psicóloga da Unacon, Nara Coqueiro.
No período da tarde, 35 servidores acima de 40 anos, que fizeram o agendamento prévio, serão atendidos pelo médico urologista e farão o exame preventivo ao câncer de próstata.
A psicóloga Nara Coqueiro relatou que os servidores demonstraram grande interesse pela programação. “Apesar de o público masculino ter receio ao falar sobre câncer de próstata, os servidores da área de saúde demonstraram grande interesse pelo assunto e pelos serviços de saúde disponibilizados”, explicou.
NOVEMBRO AZUL - Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de cura são de 90%.
Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário