Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




Qual a profissão você que quer seguir? Essa é a pergunta que geralmente os estudantes do Ensino Médio costumam ouvir quando estão preste a fazer o vestibular. Com as inúmeras opções de profissões, a escolha de um curso se torna uma verdadeira saga. Para nortear esse caminho, o curso de Psicologia da Faculdade Cathedral oferece orientação vocacional, de forma gratuita, para estudante e a comunidade em geral. O atendimento, que começa no dia 22 de setembro, será supervisionado pela professora e psicóloga especialista Mariana Pessoa.
“A orientação vocacional hoje atende adolescentes e jovens que não sabem qual profissão seguir. Além desse público, atende também pessoas que já estão numa certa fase da vida e que, por alguma razão, ficam confusas e querem fazer redirecionamento de carreira”, frisou Mariana. O serviço foi implantado em 2015 e atendeu seis adolescentes. No primeiro semestre deste ano, atendeu mais sete adolescentes. Antes, esse trabalho fazia parte da disciplina de Orientação Vocacional, mas agora foi transformado em estágio, o que permite atender 30 pessoas por semestre.
Mariana explicou que a orientação vai além da aplicação de testes, o atendimento trabalha com o autoconhecimento e não só com escolhas de profissões. O atendimento está estruturado em oito encontros. “Do primeiro ao terceiro encontro, é trabalho o autoconhecimento, explorando as vocações deles. Do quarto ao quinto, são aplicados os testes e as visitas técnicas nos laboratórios e nas clínicas da Cathedral. Já o sétimo e último encontro são os aconselhamentos, com palestras de profissionais de diversas áreas”, detalhou.
Ela explicou que é alto o índice de pessoas que entram no curso de graduação e depois migram ou desistem. “Elas só param de migrar de curso depois do sexto semestre. Muitas, depois que se formam, não exercem a profissão. Se falando de adolescente, geralmente ele não está emocionalmente amadurecido, logo tem dificuldade muito maior para escolher uma profissão mais assertiva. Participar do programa de orientação vocacional, garante ao adolescente uma escolha profissional mais assertiva, além de evitar desperdícios de tempo”, observou a psicóloga.
Durante os encontros, a equipe monta um banco de dados sobre o adolescente e de todas as etapas do processo de orientação. No final, de forma personalizada, ele recebe um gráfico com os resultados dos testes, que mostra quais áreas ele tem mais aptidão. Quem tiver interesse, pode reservar vaga pelo e-mail: estagio_ov_cathedral@outook.com.
Acadêmicos na prática - Para realizar este trabalho, a professora Mariana Pessoa conta com o apoio de estudantes de Psicologia. Neste semestre, 12 acadêmicos do 8º semestre farão o estágio. Na avaliação deles, é uma prática que possibilita a vivência da teoria que aprendem em sala de aula. “É bom poder ajudar que ainda está com dúvida na escolha da profissão”, disse a estudante Janilce Campos, que participou do trabalhe no último semestre e equipe dela ficou responsável por aprofundar as vivências profissionais com os adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário