Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

Uma roda de conversa permite que as pessoas se conheçam mais, troquem experiências e fortaleçam laços em prol de uma causa. Esse foi o formato escolhido pelos participantes do Primeiro Encontro de Redes Regionais da Primeira Infância de Boa Vista, para discutir o que já está sendo e o que ainda pode ser feito para garantir o desenvolvimento das crianças da região onde atuam. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 18, nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em duas escolas da capital.
Cada integrante das redes levou o conhecimento e experiência na área em que trabalha e, juntos, discutiram como articular ações integradas que possam melhorar a vida das crianças, desde a gestação até os seis anos. Para o especialista em desenvolvimento infantil, Marcos Davi dos Santos, o trabalho em rede é fundamental para tratar com eficiência as questões voltadas à primeira infância. 
“Só o fato da gente ter aqui pessoas da Saúde, Educação e dos Cras, já é um enorme avanço. Eles sentam em roda, conversam e dessa maneira conseguem se integrar e identificar os temas que precisam ser discutidos com mais urgência, aqueles que vão melhorar o desenvolvimento das crianças. Depois da discussão, cada um pode apresentar uma solução. A função da rede é se conectar, conectar pessoas e conectar instituições que tenham esse olhar para a primeira infância”, comentou. 
Durante o encontro, vários temas foram levantados, como: a importância do planejamento familiar, a relação das crianças com os pais, conflitos na escola e o fortalecimento do afeto nas famílias. O encontro também reforçou a importância de construir parcerias dentro e fora das estruturas governamentais e, dividir com as famílias, a responsabilidade pelo desenvolvimento das crianças pequenas. É o que explica a superintendente municipal de Proteção Social Básica, Missilene Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário