Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Por que o Brasil ainda apresenta um quadro sombrio em relação ao analfabetismo? Quais os impactos sociais e econômicos desta realidade? Quais as contribuições do Plano Nacional de Educação (PNE) para mudança desse cenário? De que forma o Sesc contribui para a diminuição dos índices do analfabetismo no país? Essas e outras questões serão discutidas no debate Impactos do Analfabetismo no Brasil, promovido pelo Sesc e transmitido ao vivo pelo SescTV no dia 08 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, das 15h às 17h (horário de Brasília).
Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) são mais de 13 milhões de analfabetos acima de 15 anos no país, o que representa 8,3% do total da nossa população. De acordo com esses números, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO aponta o Brasil como o 8º colocado no ranking mundial dos campeões do analfabetismo, sendo que 38% dos analfabetos latino-americanos são brasileiros.
Do total de analfabetos brasileiros, 45% têm mais de 60 anos. Mas meio milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos também não estão alfabetizados. O mais preocupante é que muitos deles já frequentaram a escola e concluíram o ciclo de alfabetização.
Ainda segundo pesquisas, quase 30% dos adultos brasileiros são considerados “analfabetos funcionais”, ou seja, conhecem números e letras, mas não são capazes de fazer contas ou interpretar textos. Outro levantamento é ainda mais assustador: 38% dos estudantes universitários brasileiros são analfabetos funcionais.
Para tratar do assunto, o debate conta com a participação do economista Marcelo Neri, do filósofo Alexandre Marques Cabral, das professoras Ana Paula de Abreu Costa de Moura, da Faculdade de Educação da UFRJ, e Maria Clara Di Pierro, da Faculdade de Educação da USP. A mediação é da jornalista Carla Ramos, com apoio de Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário