O CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) terá uma programação diferenciada para as mulheres, com a oferta de exames de mamografia e consultas médicas com o mastologista
nesta semana.
As atividades começam nesta quarta-feira, 6, e seguem até o dia 15. Mas ao longo de todo o mês, o trabalho de sensibilização continua. O exame de mamografia será realizado pela manhã e os agendamentos podem ser feitos, de forma presencial, na sede da unidade, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, Aparecida. Mas para realizar o agendamento e
ter acesso ao exame é importante que a mulher, com mais de 40 anos, tenha a requisição médica, que pode ser obtida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Já para a consulta de mastologia não precisa de encaminhamento e o agendamento também pode ser feito de forma presencial.
De acordo com a diretora do Centro de Referência, Dra. Marília Pinto,
o objetivo é sensibilizar as mulheres e reforçar o rastreamento de doenças para o diagnóstico precoce.
“Reforçamos que os cuidados com a saúde devem ser mantidos durante todo o ano e não apenas no mês de outubro”, disse.
Conforme a diretora do DEPAO (Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia), Cláudia Almeida, o objetivo é incentivar as mulheres da capital e também dos municípios que têm indicação para realizar mamografia, a procurar o Centro de Referência e não deixar os cuidados em segundo plano.
“Queremos sensibilizar as mulheres de todos os municípios e fortalecer a Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que a prevenção é fundamental e deve sempre estar em primeiro lugar. Aqueles casos em que for
necessário o tratamento, o ideal é que seja iniciado logo de forma
precoce. Nosso objetivo é sensibilizar a população feminina do nosso Estado para que todas acima de 40 anos façam o exame de mamografia com regularidade, pois só assim teremos o sucesso no cuidado”, complementou.
E para garantir melhoria na assistência às mulheres, depois de mais de uma década, o Governo de Roraima fez um investimento de mais de R$1 milhão para aquisição de um novo mamógrafo, que vai proporcionar uma maior quantidade de atendimento e a garantia da qualidade dos examesrealizados.
“Tenho consciência de que ainda temos muitas coisas a fazer na Saúde, mas investimentos como esse demonstram compromisso do Governo com a melhoria do atendimento à população”, destacou Antonio Denarium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário