Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



 A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou na manhã de hoje (20) que, por ora, o transporte interestadual de passageiros continuará em operação.

A resposta vem depois de decisões de governos estaduais como a do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que publicou um decreto determinando a suspensão do transporte interestadual de passageiros entre o Rio e estados com circulação confirmada do coronavírus ou situação de emergência decretada. Paraná e Maranhão tomaram decisões semelhantes.

"Sobre as perguntas a respeito das decisões de governos estaduais, o que temos a dizer é que a competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT", afirmou a agência reguladora, que acrescentou: "Por ora, o transporte interestadual de passageiros continua em operação".

A ANTT lembra que já determinou a suspensão do transporte internacional de passageiros devido à situação de emergência provocada pela pandemia. A medida foi publicada na Resolução 5875, que também flexibilizou a redução da redução de frequência de horários das viagens e exigiu que as empresas sigam um protocolo de higienização dos veículos.

Em relação aos passageiros, a ANTT pede que pessoas com sintomas de gripe evitem viajar, especialmente em quadros de febre. Se a viagem for indispensável, a agência recomenda o uso de máscaras.

Na hora de tossir ou espirrar, os passageiros devem usar o antebraço ou o cotovelo para cobrirem a boca e o nariz. Também é importante lavar sempre as mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca quando elas não estiverem higienizadas.

Sempre que possível, as janelas devem ser abertas, e idosos devem evitar viajar nos horários de pico do transporte público.

AMATUR ADOTA PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO E PREVENÇÃO

A Empresa Amatur Turismo, informou ao Blog que já está adotando procedimentos de higienização em toda a sua frota, inclusive com a contratação de uma empresa para a realização deste serviço, conforme informação repassada por um dos sócios da empresa, Remídio Monai.

“A Amatur está realizando todos os procedimentos de segurança e orientação aos passageiros, inclusive higienizando  os veículos após cada viagem, com especial atenção às superfícies onde há constante contato das mãos dos passageiros e ao sistema de ar condicionado. Os tripulantes já receberam as devidas orientações por uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal, sobre os cuidados pessoais e coletivos”, ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário