Atendendo
as recomendações no MS (Ministério da Saúde) com foco na diminuição da
propagação do COVID 19, e em razão do decreto que instituiu a suspensão
temporária de serviços em órgãos da esfera estadual, por conta da pandemia do
novo coronavírus, a Secretaria de Saúde adotará mudanças no horário de
atendimento nas unidades de saúde, a partir desta sexta-feira, 20.
Na
Clínica Médica Especializada Coronel Mota, por exemplo, a direção geral
funcionará normalmente o ambulatório de curativos, enquanto a sala de gesso
atuará com horário programado pelo setor de atendimento da unidade. Em relação
ao fornecimento de medicamentos para pacientes com cadastro, o setor de
farmácia da unidade atenderá as receitas
para pacientes que tenham passado por análise psiquiátrica terão validade de
120 dias, e de seis meses para pacientes crônicos.
O
NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física) também terá mudanças de
atendimento em razão do coronavírus. O ambulatório de fisioterapia vai passar a
funcionar com restrição de número de pacientes, com prioridade para aqueles pós
fratura aguda que já tenham feito a retirada do gesso.
Já
no Centro de Referência da Mulher Maria Luíza Castro Perin vai continuar
funcionando normalmente o ambulatório de pré-natal de Alto Risco e as biópsias
de lesões graves de mama e cólon. Os demais serviços sofrerão redução no número
de atendimentos.
“A
gestão ressalta que todas as medidas adotadas fazem parte do Plano de
Contingenciamento contra o COVID-19 e são medidas necessárias para garantir a
diminuição da propagação do Vírus. Pedimos a compreensão da comunidade e
reforçamos que o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde está
trabalhando incansavelmente para garantir a assistência adequada para a
população”, disse a secretária adjunta, Patrícia Renovato.
Mesmo
com o decreto, os serviços do Hemoraima (Centre Hemoterapia e Hematologia de
Roraima) vão continuar normalmente, mas a unidade também vai estar oferecendo
atendimento agendado, por meio do telefone 2121-0883. O procedimento de
agendamento pode ser feito tanto para doação individual quanto para campanhas.
Por conta do momento atual de cuidados em
relação a propagação do COVID-19, as
mudanças refletirão ainda a rotina no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza
Bento e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
“Nestas unidades será suspensa
temporariamente visitas. No entanto, a medida não afeta os acompanhantes de
pacientes já internados nessas duas unidades”, enfatizou.
Também haverá redução no número de
atendimentos a Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de
Roraima), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), CER II (Centro
Especializado de Reabilitação Física e Intelectual).
A partir dessa sexta-feira, 20, as
cirurgias eletivas também estarão suspensas no Hospital Geral de Roraima Rubens
de Souza Bento, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, bem
como no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, no município de Pacaraima. Serão
mantidos apenas os procedimentos de urgência e emergência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário