Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


O governador Antonio Denarium e os outros governadores dos Estados da Amazônia Legal se reuniram nesta quinta-feira, 12, em Belém-PA no 20º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal para discutir a implementação de projetos de desenvolvimento da região e apresentaram as deliberações do Consórcio Interestadual.

Antes dos assuntos regionais, os chefes dos Executivos Estaduais manifestaram preocupação com a pandemia do coronavírus (Covid-19) e frisaram a necessidade de ampliar a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde e solicitaram do Governo Federal o imediato aporte dos recursos para o custeio das ações emergenciais, a habilitação e imediata instalação adicional de 1000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos.

Nas discussões de abrangência regional, Denarium destacou que o encontro é importante para o planejamento de ações conjuntas para o desenvolvimento da região e também na execução de ações que possam melhorar a estrutura da Amazônia.

“Todos os esforços que estamos fazendo, unindo forças, para fortalecer ações conjuntas dos nove Estados componentes deste consórcio, seguem um planejamento efetuado agora para render frutos positivos para todos no futuro. Por isso, mais importante que diagnosticar problemas e apontar soluções conjuntas, é que possamos também nos apoiar, seja nas ações em defesa dos interesses da Amazônia, seja nas políticas estruturantes de cada um dos nossos Estados”, ressaltou.

 O governador disse ainda que o Estado está preparado para receber investimentos e protagonizar um novo momento de crescimento, colaborando para o desenvolvimento econômico da região.

“Roraima está pronto a receber boas ideias, investimentos, projetos estruturantes, com expectativa de alcançar também o desenvolvimento, o crescimento econômico, para que possamos em um futuro não muito distante, deixarmos de ser coadjuvantes, para também sermos protagonistas, colaborando para o crescimento e o desenvolvimento da região, mas acima de tudo, na defesa dos interesses da Amazônia”, declarou.

 A regularização fundiária também foi tema de debate, visando a efetividade do Governo Federal em resolver essa questão que trava o desenvolvimento da Amazônia e colabora para queimadas ilegais. Os governadores destacaram apoios como das Forças Armadas e outras instituições nas áreas federais com essenciais para o combate às queimadas.

 CARTA DE BELÉM – Todos os pontos debatidos foram registrados na Carta de Belém, documento assinado pelos governadores para, posteriormente, ser enviado ao Governo Federal com as propostas do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. O intuito é oficializar as demandas da região ao Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário