Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Em todo o Brasil foram feitas ações para lembrar a data pelos CRFs. O projeto Farmacêutico na Praça tem iniciativa do Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR), juntamente com outros parceiros. Passaram pelo evento mais de 400 pessoas, sendo que a maioria procurou atendimento geral de acompanhamento. Foram 220 usuários, conforme informou a coordenação, atendidos pela equipe de mais de 60 profissionais voluntários. No total, fizeram testagens: 89 de sífilis, 89 HIV, 89 hepatite B e 89 hepatite C. Além das pessoas que fizeram teste de glicemia, aferição de pressão ou que simplesmente participaram da aula de zumba.
 A cirurgiã dentista, Luana Almeida, 41 anos, foi uma dessas pessoas. Ela soube da ação pelo jornal e procurou a testagem rápida de glicose para saber se a margem estava segura. Saiu satisfeita, pois mesmo com a correria diária descobriu em menos de cinco minutos que a glicemia estava em dia.
 “Acredito que essas ações deveriam ocorrer mais vezes, pois a vida é corrida. Principalmente à noite onde temos mais tempo de procurar esses serviços, porque trabalho o dia todo. Temos que procurar tratamento para verificar o que está bom e ruim na saúde da gente e trabalhando o dia todos fica difícil (riu)”, disse a dentista.
 A conselheira regional de farmácia, Valdirene Cruz, uma das responsáveis pela organização do evento, disse que a procura ocorreu por todos os serviços oferecidos. “Trouxemos teste rápido de HIV simples, hepatite, aferição de pressão e glicemia, acompanhamento no formato terapêutico. Aqui vimos o empenho dos nossos colegas que estão fazendo esse acompanhamento e orientação farmacêutica. E vimos também muitas pessoas procurando os serviços”, comemorou a conselheira.
 Para ela, sair das quatro paredes e ir até a população, reforça mais a confiança com o profissional de farmácia e reforça junto a população quantos serviços em torno de 135 especialidades e mais 10 áreas de atuação.
 A presidente da SBFFC (Sociedade Brasileira de Farmácias e Farmacêuticos Comunitários), Elaine Queiroz, destacou os parceiros da ação. “Sem as parcerias não conseguiríamos promover um evento deste porte. São eles: farmacêuticos de drogarias particulares e institucionais, Prefeitura de Boa Vista, CRF/RR, CFF e a Coordenaria Geral de Vigilância em Saúde – por meio da Sesau. Isso para atendermos nossos pacientes explicando a necessidade que temos de mostrar o peso do nosso trabalho. Não somente entregar medicação, mas revelar a necessidade de ser acompanhado”, destacou.

Da sala de aula a prática

Oportunidades assim também servem para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho, igual ao académico do novo semestre de farmácia, Lamarque Eduardo, que elogiou a iniciativa por experimentar na prática o que somente aprendeu na teoria.
 “Olha, dentro da sala de aula, na turma, a gente tem a teoria de como funciona, mas a prática é totalmente diferente, então essas ações sociais levam do interno ao externo. Fazer esse tipo de serviço é importante por que muitas vezes ainda não trabalhamos na área e não temos o esse contato com a população, o que desmistifica um monte de dúvidas, por exemplo, um paciente que que tem pressão muito alto, sei como orientar na teoria, mas saber como é na prática é outra coisa. Isso é importante para que quando estiver trabalhando no mercado eu não seja pego de surpresa”, comentou o futuro farmacêutico.
 Outra pessoa que procurou o serviço de testagem rápida foi a fisioterapeuta Cissa Caroline, 31 anos, que contou que as pessoas relaxam com a saúde em razão da vida corrida. “A gente acaba ficando meio relapsa com o tempo. Procurei o serviço, por que faz algum tempo que eu não faço e hoje eu vim pra saber como é que tá a saúde né? Fiquei sabendo pela internet. Muitas vezes procurar um posto é terrível, sempre muito cheio”, disse.
 Agenda de Eventos
 O presidente do CRF/RR, Adônis Motta, destacou que o farmacêutico é último profissional que a população tem contato antes de tomar o medicamento, por isso é importante que ela tenha informações adequadas no que foi receitado pelo médico. Ainda como parte da programação referente ao Dia Interncional do Farmacêutico o presidente destacou que no sábado dia 29 de setembro, no D’Rose Eventos, a partir das 22h, o CRF/RR e parceiros promoverão o Baile do Farmacêutico, como forma de congregar e confraternizar com o segmento profissional.
 Já no dia 10 de novembro será a vez da I caminhada e Corrida do Farmacêutico evento que chega com proposta de incentivar a prática de saúde da categoria.
 “Para finalizar essa mega programação, vamos realizar o evento desportivo. Será uma corrida noturna onde nos profissionais farmacêuticos - que cuidam da população – vão poder cuidar também da própria saúde, completou Motta.
 As inscrições para a I Corrida e Caminhada do Farmacêutico pode ser feita direto no site www.eventbrite.com.br ou na sede do Conselho. Informações no 3224-2957.



Nenhum comentário:

Postar um comentário