Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Estudantes do curso de Direito da Faculdade Cathedral participaram do 5º Congresso de Direito Constitucional de Roraima realizado na segunda semana de maio pela Universidade Estadual de Roraima. No evento teve minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos selecionados.
A professora Tatiana Sousa da Silva, mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, explicou que dez duplas submeteram os trabalhos na data, dos quais seis foram selecionados. “Tivemos seis resumos selecionados, dos quais, cinco foram de alunos do 8° semestre. Dos dez, sete foram orientados por mim”, comentou.
Os acadêmicos abordaram vários assuntos dentro das áreas temáticas do Congresso, como Imigração Venezuelana, Violações de Direitos Fundamentais sofridos por povos indígenas, a recente decisão condenatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pela violação de direitos dos índios Xucuru, bem como Direito Ambiental relativo à Reserva Legal e a Lei 12.651/12 em pequenas propriedades rurais em Roraima. Os trabalhos estão disponíveis neste link https://uerr.edu.br/cdcrr/?page_id=298.
“Aproveitamos a oportunidade, uma vez que em nosso Estado são raros os eventos dessa natureza, que possibilitam a participação ativa da comunidade acadêmica. Procurei incentivar a participação de nossos alunos do 8° semestre no GT intitulado “A Constituição e os Tratados Internacionais que versam sobre Direitos Humanos”, com atribuição de pontos extra na disciplina de Direito Internacional. Porém, como tiveram grande interesse também em outros Grupos temáticos, acabei flexibilizando a escolha do GT para que desenvolvessem trabalhos sobre o que tivessem mais afinidade”, explicou.
A professora elogiou a participação dos estudantes e dos temas abordados. “Fiquei extremamente feliz ao receber o resultado da seleção e mais feliz ainda de vê-los totalmente envolvidos e entusiasmados com as pesquisas. Eles precisaram se desdobrar para conciliar as atividades da graduação com a pesquisa, mas conseguiram com muito sucesso, fizeram excelentes resumos e excelentes apresentações. Sinto muito orgulho de todos”, ressaltou Tatiana Sousa.

Experiência desafiadora
As estudantes Brunna Lopes e Lídia Pantoja participaram do congresso com o trabalho “A Impetração do Habeas Corpus em relação á prisão de segunda instância”, orientadas pelo professor André Luiz. Para elas, que estão no 6º semestre do curso, a experiência foi ímpar e desafiadora.
“Foi uma experiência realmente muito boa. Ter contato com a pesquisa é sempre inspirador, um pouco desafiador já que foi nossa primeira vez submetendo um artigo e dado a problemática do tema. Mas acredito que o principal foi saber que somos capazes”, disse Lídia Pantoja.
Conforme as acadêmicas, foi mais uma oportunidade para ampliar visões e interesse pelos debates e pesquisa acadêmica. “Acredito que nós alunos temos que expandir nossos horizontes e ir além do que é dito em sala de aula, ter curiosidade e buscar sempre mais, foi assim que surgiu a ideia de apresentar artigo em um congresso estadual constitucional, e o melhor que é representando nossa instituição de ensino. Pretendemos dar continuidade aos nossos projetos e futuros artigos e quem sabe seguir a carreira científica”, comentou Brunna Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário