Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Dos 310 projetos inscritos por alunos de todo Brasil para participar da Mostra Inova SENAI 2018, 25 foram selecionados para a etapa nacional, na categoria Produto Inovador. De Roraima foi escolhido o Projeto Caroçaí, que consiste em uma farinha que é feita a partir do caroço de açaí e que pode ser utilizada para fabricar diversos tipos de iguarias.
O Programa Inova SENAI foi criado para incentivar boas ideias, desenvolvidas nas unidades de ensino do SENAI. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.
O Projeto Caroçaí surgiu da pesquisa das alunas do SENAI Ana Paula Oliveira da Silva e Conceição Silva, que orientados pela instrutora da área de alimentos, Eliana Lima, criaram uma farinha, a partir do caroço do açaí, para produção de pães, bolos e biscoitos. Essa foi uma demanda que surgiu devido à necessidade de uma empresa do Estado do Amapá que não sabia o que fazer com os resíduos gerados da utilização da polpa do açaí.
De acordo com pesquisas realizadas esse caroço revela-se um importante anti-hipertensivo, antidiabético, redutor do nível de colesterol no sangue e anti-inflamatório, por isso as alunas buscaram o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, que por meio dos seus pesquisadores tem realizado pesquisas para melhoramento do produto. A equipe também conta com a parceria da Faculdade Estácio, que tem disponibilizado o apoio para rótulo nutricional e da empresa Trigolar, que fornece a matéria prima para realização de testes com o uso da farinha.
Segundo a coordenadora do projeto Caroçaí, Eliana Lima atualmente, as indústrias e microempresas que trabalham com açaí em seu processamento, geram um número elevado de resíduos que tem como destino o lixo ou são usados, em uma pequena proporção, para a criação de bijuterias. “Esse produto que estamos trabalhando possui propriedades benéficas que pode ser utilizado em uma variedade de alimentos, estamos felizes em poder representar a nossa instituição em um evento tão importante como o Inova”, complementou  a instrutora.
De acordo com a uma pesquisa realizada por alunos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o consumo de pães no Brasil é de 27 kg anuais por pessoa, fazendo com que os produtos panificados ocupem a terceira colocação na lista de compras dos brasileiros, representando em média, 12% do orçamento familiar para alimentação. A farinha caroçaí possui um papel inovador para as indústrias e mercados, salientando que, além de saborosa a farinha de caroço de açaí irá proporcionar uma alimentação saudável para as pessoas de todas as idades.
A equipe do Projeto Caroçaí de Roraima ficou a frente de estados como São Paulo e Santa Catarina, que são referências em ideias inovadoras e vão representar o SENAI Roraima na etapa nacional, que acontecerá em Brasília no período de 03 a 08 de julho de 2018. Todos os alunos selecionados para a etapa nacional, bem como os docentes das unidades do SENAI responsáveis pelos projetos aprovados participarão de diversas capacitações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário