Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Muitas pessoas têm o sonho de um dia poder conhecer o Japão, com todas as suas belezas e sua cultura que é milenar. E isto pode se tornar realidade, por meio de bolsas de estudos direcionadas à “Terra do Sol Nascente”. Este será o tema de uma palestra promovida pela Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), que vai acontecer em dois horários no dia 07, sendo às 9h50 e às 17h30, na sede da instituição.
A palestra será ministrada pela professora Dra Sônia Naomi Nomi, que vai abordar sobre as bolsas ofertadas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) para vários países. Para a edição deste ano, as inscrições terão início em maio (pós-graduação) e junho (graduação).
No Brasil, os candidatos são selecionados de acordo com os consulados das respectivas regiões. No caso dos interessados residentes em Roraima, os detalhes do perfil de candidato, além de documentações, podem ser encontradas no site do consulado de Manaus (http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/).
Os candidatos passam por duas etapas de seleção: prova de japonês e inglês (no caso de pós-graduação) e, havendo aprovação, segue para entrevista. Para os candidatos a graduação, as provas variam de acordo com o curso desejado.
A Palestrante – Sônia Naomi Nomi é graduada em Química (Bacharel-2004) e mestre em Química dos Recursos Naturais (2006) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além disso, tem Doutorado em Química (concentração em Química Analítica) pela Universidade de Hiroshima (2012), pós-doutorado pela Universidade de Ryukyus, Japão (2014).
Atua em pesquisa na área analítico-ambiental com foco em poluição atmosférica, composição do material particulado, COVs, gases ácidos, geração fotoquímica de radicais OH por compostos inorgânicos e orgânicos em amostras de aerossol troposférico.
Há cerca de um ano é residente em Boa Vista (RR), sendo pesquisadora colaboradora do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), além de pós- doutoranda do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário