Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Na sessão não deliberativa da Câmara dos Deputados, desta quarta-feira (14), o deputado federal Remídio Monai (PR-RR) fez uso da tribuna para defender assuntos pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Roraima, como a prorrogação do prazo para a conclusão do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) dos estados, além da necessidade de retomada da obra da BR 319.
Entre os assuntos abordados, o deputado destacou a dificuldade na implementação da Lei 12.651/2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e que regula o uso do solo em imóveis rurais no Brasil. Para Monai, trata-se de uma legislação extremamente complexa, que se propõe a estabelecer normas que favorecem tanto a produção e o crescimento econômico do País, quanto à conservação das matas nativas. “Podemos destacar alguns avanços com relação às iniciativas de incentivo à restauração de áreas degradadas. Contudo, é oportuno ressaltar os desafios para a completa implementação do Código Florestal, como a lentidão da regulamentação dos programas de regularização e a ausência dos mecanismos de incentivo financeiro a produtores que cumprem a legislação”, salientou o parlamentar.
Remídio Monai fez um apelo ao Governo Federal para prorrogação do prazo estabelecido pelo Código Florestal para conclusão do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). De acordo com o deputado, vários Estados não conseguiram elaborar e aprovar os ZEEs, dentro do limite de 05 anos, como, por exemplo, Roraima. “Esse prazo venceu no dia 25 de maio, sem que a maioria dos Estados tenha concluído o ZEE, em razão da complexidade técnica proposta na lei. Reitero que é urgente e necessário prorrogar o prazo para os estados concluam ZEE consistente, que contemple as peculiaridades sociais e ambientais de suas regiões. Estamos tratando de uma legislação de difícil aplicação, que tem o desafio de proteger o meio ambiente, mas sem engessar o desenvolvimento e crescimento dos estados e do país. Os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente já sinalizaram sobre a possibilidade da elaboração de uma Medida Provisória para estender este prazo de cinco, mas nada ainda de concreto foi divulgado”, afirmou.
O deputado Remídio questionou ainda a suspensão do termo aditivo que permitia atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na recuperação da BR-319 pela Justiça Federal. O termo aditivo havia sido celebrado em referência ao Termo de Acordo de Compromisso firmado entre o DNIT e o Ibama, no dia 22 de junho de 2007, estabelecendo critérios e procedimentos que adequariam o licenciamento ambiental da BR-319 e garantiriam obras de manutenção entre os quilômetros 250 e 655,7 da via. A decisão da justiça entende que a obra traz graves danos ambientais.
O deputado lembrou que a BR-319 foi inaugurada na década de 1970 pelo governo militar para integrar os estados brasileiros ao Amazonas e Roraima, que somente era possível através dos rios ou por transporte aéreo. “Na década de 1980, a população podia viajar de ônibus ou carro, sem que houvesse desmatamento ou deterioração do meio ambiente. E hoje, mesmo diante de tantos recursos de proteção ambiental e projetos autossustentáveis não conseguimos avançar e tornar a rodovia novamente trafegável.”



Remídio Monai mencionou  atuação do diretor-geral do DNIT, que protocolou no Tribunal Regional Federal (TRF)  um pedido de suspensão da decisão para poder dar continuidade a recuperação dessa estrada, que beneficia diretamente a população de três estado da região. “Nossa intenção é esgotar todos os recursos no âmbito do poder judiciário e no legislativo estamos trabalhando em conjunto com as bancadas do Amazonas e de Rondônia. Já agendamos audiência pública, no próximo dia 20, no Senado Federal para discutir uma solução definitiva a esta questão”, acrescentou.

 PEC 199 - O parlamentar aproveitou a oportunidade para agradecer à aprovação em 1º turno da PEC 199/16, no qual permite que servidores públicos que mantiveram relação de trabalho ou vínculo empregatício com os ex-Territórios de Roraima, Rondônia e Amapá integrem o quadro em extinção da administração Federal. O parlamentar pediu apoio para concluir a votação, e foi enfático ao afirmar que alternativa é derrubar os destaques para aprovar matéria em 2º turno. “Nossa intenção é corrigir erros e contemplar os trabalhadores que não foram absorvidos pela Emenda nº 79 de 2014 e que aguardam há mais de 25 anos pela inclusão aos quadros da União. A bancada federal de Roraima se uniu para consolidar esta justa e merecida reparação, que vem reconhecer o direito de pais e mães de família que, com sua força de trabalho, ajudaram a construir nosso Estado de Roraima”, ressaltou Monai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário