Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




Em mobilização coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (PSDC), uma comitiva formada por deputados estaduais, pela bancada federal roraimense, Governo estadual, vereadores de Boa Vista, representantes do Poder Judiciário e órgãos de fiscalização, da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Roraima), do Parlamento Amazônico, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e da Câmara Distrital serão recebidos pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
As audiências acontecerão na quarta-feira, 18, em Brasília, e a pauta principal será a continuação das obras do Linhão de Tucuruí, interrompida em 2013 pela justiça por falta de consulta aos indígenas da reserva Waimiri-Atroari. A obra interliga Roraima ao Sistema Integrado Nacional de Energia, por meio de um linhão que sai de Manaus e passa pela reserva indígena.
De acordo com Renier, houve apoio de diversos políticos para que as audiências em Brasília fossem agendadas e que, instituições e políticos do Estado e da região Norte estão unidos em prol da resolução do problema.
Ele lembrou também que será debatido com as autoridades o reajuste na tarifa de energia, autorizado pela Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) em mais de 40%. Para Jalser, enquanto o Estado for abastecido pela energia comprada da Venezuela não há justificativa para o aumento.
A preocupação, segundo o presidente, é que o mérito da ação civil pública impetrada pelo Procon da Assembleia seja julgado favorável e o reajuste anulado em definitivo. Ele explicou que hoje, o reajuste está suspenso por força de uma liminar concedida a uma ação popular movida por deputados da bancada federal roraimense.
Estão confirmados na comitiva os senadores, deputados federais, parlamentares estaduais de Roraima e do Amazonas, vereadores de Boa Vista, a procuradora geral do Ministério Público Estadual, Elba Amarantes; o promotor de justiça Ademir Telles; o procurador geral do MPC (Ministério Público de Contas), Paulo Sérgio; o presidente da OAB-RR, Jorge Fraxe; os presidentes do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos (PT-AM); e da Unale, Sandro Locutor (PPS-ES); além do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
Serão convidados ainda representantes do Governo estadual, do Tribunal de Justiça de Roraima, do Tribunal de Contas de Roraima, e prefeitos e vereadores do interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário