Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

FOTO: Márcio Silva


Em razão da cota atingida pela seca do rio Negro, a partir de quarta-feira (28) a praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, vai ser interditada no total. De acordo com a Prefeitura, a interdição deve durar por 45 dias, até que a vazante acabe e o rio volte a encher.
A informação foi repassada pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, na manhã desta terça-feira (27), durante entrevista coletiva direcionada à imprensa. O decreto de interdição já foi, inclusive, assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).
Vazante do rio Negro
Na semana passada, no dia 21 de outubro, o rio Negro desceu de forma estável após passar dez dias vazando acima da média de 25 centímetros ao dia. No dia 20, o rio atingiu a cota de 17,07 metros (-23cm) e ficou 3,44 metros a cima da seca recorde, registrada em 24 de outubro de 2010 (13,63 metros).
Há um ano, no dia 20 de outubro de 2014, a cota era de 20,43 metros. Já em 2010, no mesmo dia 20 de outubro, ele estava a 14,09 metros. Ou seja, a cota estava 3,38 metros abaixo da mesma registrada no ano passado. No entanto, em relação a 2010 (ano da maior vazante da história), o rio está 2,98 metros acima.
Mesmo após retornar a estabilidade da descida, a Capitania dos Portos e a Superintendência Estadual de Navegação (SNPH) continua preocupada com os navegantes e pedem mais atenção e cuidado para este período.

FONTE: A Critica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário