Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos de inúmeras doenças, dentre as quais a próstata. Este ano o slogan escolhido pelo Ministério da Saúde é “Um Toque, um Drible”, oportunidade em que todas as unidades de saúde espelhadas em todo o país pretendem conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Segundo o  Membro da Sociedade Americana de Urologia - AUA (USA) e Professor do Curso de  Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFRR, Doutor Mário Maciel, a prevenção é a chave para a manutenção da boa saúde, portanto campanhas como essa servem para alertar e recomendar os homens quanto aos exames e testes que devem ser rotineiramente realizados, e principalmente ambos devem ter consciência de que a sua saúde vale mais que o preconceito.
“A visita ao seu médico urologista é  importante para a busca de uma harmonização em sua qualidade de vida. A grande novidade com relação a essa doença é que nos últimos tempos houve uma melhora dos métodos de  diagnósticos acompanhado do tratamento.
A conscientização precoce dos homens sobre a necessidade de um cuidado mais frequente, tem sido o grande diferencial no combate a mortalidade, contribuindo desta forma para a qualidade de vida das pessoas que se submetem aos tratamentos para a cura da doença”, enfatizou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo ele procurar o médico mais estará se prevenindo contra a doença 

DOENÇA - A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O recomendável é que todos os homens, acima de 45 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente o que compreende o toque retal e o PSA.O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário