Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Para aumentar o número de pessoas cadastradas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), o Hemocentro de Roraima realiza nesta terça-feira, dia 29, uma ação externa, com coleta e sensibilização, no 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), no bairro 13 de setembro. As atividades serão realizadas entre 9h30 e 11h30.
A expectativa é fazer a coleta em 50 pessoas. Será uma ação de coleta e com objetivos pré-definidos: fazer a coleta de sangue, em virtude do baixo estoque, principalmente para os fatores de Rh negativo: A-, B-, AB- e O-, juntamente com a coleta para o Redome. Além disso serão executadas palestras, no sentido de sensibilizar os militares para o futuro cadastro no Redome.
Segundo a assistente social do setor de Captação do Hemocentro, Edna Félix, será um momento de buscar novos doadores. “Iremos fazer a coleta de sangue para duas situações importantes, a primeira é melhorar o estoque de bolsas, uma vez que está se aproximando um feriado, e nesse período o estoque precisa estar abastecido na íntegra, e o outro motivo será a coleta para a doação de medula óssea para o Redome”, esclareceu.
Durante a ação externa, pela manhã, também será feita palestra aos militares. “Precisamos aumentar o número de doadores, por isso outro foco é oferecer o máximo de informações possíveis a respeito da doação de medula óssea, esclarecer todas as dúvidas a respeito do assunto e com isso sensibilizar os militares para que no futuro venham fazer o cadastro e quem sabe se tornar futuros doadores”, complementou Edna.
PARCERIAS - Para fechar o ano com a meta alcançada em relação ao cadastro no Redome, e ao mesmo tempo manter o abastecimento do estoque de bolsas, o Hemocentro tem fortalecido as parcerias com instituições públicas e privadas.
Já foram realizadas coletas na empresa Brasmol, além disso a equipe de captação já recebeu a colaboração de integrantes do Time de Futebol Americano Nordics, das torcidas roraimenses do Flamengo e do Corinthians e de instituições públicas como a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e 6º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção). “No mês de outubro, serão efetivadas parcerias com outro grupo de militares e com uma igreja evangélica.
ESTOQUE - Nos últimos dias o estoque de sangue do Hemocentro apresentou baixo, e principalmente nos fatores de Rh negativo: A-, B-, AB- e O-. “É muito importante que as pessoas se sensibilizem e venham fazer a doação, pois estamos nos aproximando de um feriadão, e precisamos ter um estoque abastecido, já que o Hemocentro atende toda a demanda das unidades de saúde, públicas e particulares”, argumentou Edna.
Para ser um doador de sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, no caso dos menores de idade, é necessário estar acompanhados dos pais. É preciso pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, e na hora da doação ter um documento com foto para efetivar a doação. O Hemocentro está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 3.418, bairro Aeroporto, e funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário