Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A governadora Suely Campos participa, nesta quinta-feira, 1° de outubro, de reunião com os índios waimiri-atroari, na região Sul de Roraima, quando eles serão ouvidos sobre a construção do Linhão de Tucuruí entre Manaus e Boa Vista.
Ela foi convidada pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro Gonçalves da Costa, uma vez que o Estado de Roraima é parte interessada na execução da obra. Acompanharão a governadora o secretário do Planejamento, Alexandre Henklain, e o presidente da Cerr (Companhia Energética de Roraima), Antônio Carramilo.
A oitiva será realizada às 9 horas, no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (Nawa), localizado na BR-174, a aproximadamente 80 quilômetros de Jundiá, no município de Rorainópolis.
Suely Campos considera essencial a participação na reunião com os waimiri-atroari, para evitar mais atrasos na construção do Linhão de Tucuruí, que cruza parte da terra indígena.
“Roraima é o único estado brasileiro que não está integrado ao Sistema Nacional e isso causa sérios prejuízos à nossa população e à nossa economia. Vamos dialogar e sensibilizar os indígenas para mostrar a importância do Linhão de Tucuruí para o futuro econômico e social de Roraima”, observou a governadora.
O Linhão de Tucuruí deveria ter sido inaugurado este ano, mas nunca saiu do papel porque algumas etapas para o procedimento de licenciamento ambiental, como a oitiva dos waimiri-atroari, não ocorreu.

Um comentário:

  1. A bancada federal de Roraima está atuando realmente para resolver a questão energética de Roraima. Acredito que desta vez sairá, pois o Ministro da Justiça está solicito a questão, o presidente da Funai é favorável e, como já foi realizada audiência para ouvir os índios envolvidos nesse imbróglio, agora tá mais perto do que longe. Contudo, deverá continuar a pressão por parte dos parlamentares, senão o tema esfria e aí, nunca mais.

    ResponderExcluir