Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A Justiça Eleitoral realiza amanhã (1º/10), a partir das 15 horas, no subsolo da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), os procedimentos de geração de mídias, carga e lacre das 42 urnas eletrônicas disponibilizadas para a eleição do Conselho Tutelar do Município de Boa Vista.
A eleição ocorre no próximo dia 4 de outubro e os 194.026 eleitores da capital (que regularizaram a situação até 31 de agosto) estão aptos a votar em 36 locais de votação para escolher 15 conselheiros municipais, entre os 52 candidatos. O pleito contará com 120 mesários e ocorrerá no horário das 8h às 16h. Para votar, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto e o título de eleitor. No dia da eleição será disponibilizado o disque-eleitor para tirar dúvidas sobre os locais de votação.
Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, dar carga significa transferir para as urnas os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores.
“Em seguida, os técnicos fazem os testes de funcionamento da urna, como a verificação do som, impressora, teclado e micro-terminal. Após essa fase, eles colocam os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos candidatos, fiscais e comissão eleitoral”, comentou.
Fonseca ressaltou que os técnicos executam todos os procedimentos com atenção redobrada. “É um serviço criterioso e de fundamental importância porque não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição”, disse. Trata-se de um dos momentos mais importantes do processo eleitoral. Após a carga das urnas eletrônicas, elas serão lacradas e as informações contidas na máquina não poderão ser alteradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário