Na manhã desta sexta-feira (28/11), a POLÍCIA FEDERAL, em conjunto com a 2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DO MPRR, deflagrou a Operação Teatro das Sombras, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de verbas indenizatórias no âmbito da Câmara Municipal de Boa Vista-RR, ocorrido entre 2022 e 2023 e que resultou em um prejuízo aos cofres públicos que ultrapassa R$ 1,3 milhão.
As investigações, iniciadas a partir de requisição do Ministério Público, revelaram indícios de um mecanismo fraudulento que utilizava documentos ideologicamente falsos para justificar gastos inexistentes.
Entre as irregularidades identificadas estão notas fiscais canceladas ou inexistentes, declarações fictícias de despesas e simulações de serviços nunca prestados – tudo para gerar ressarcimentos indevidos e lesar os cofres públicos.
Constatou-se, ainda, que alguns ressarcimentos destinados a despesas com aluguel de escritório parlamentar não eram aplicados para essa finalidade. Em realidade, os valores eram utilizados para manter empreendimento particulares, sem qualquer vínculo com a atividade legislativa.
Os investigados simulavam a existência de um escritório parlamentar para justificar o ressarcimento, quando, na verdade, o imóvel abrigava empresa ligada diretamente ao investigado.
Além dos 6 mandados de busca e apreensão, foram deferidos pedidos de sequestro e bloqueio de valores nas contas dos investigados, com o objetivo de garantir a recuperação do dano causado ao erário.
A investigação também contou com o apoio do GAECO/MPRR, reforçando o compromisso das instituições no combate à corrupção e na defesa do patrimônio público.

Nenhum comentário:
Postar um comentário