A partir desta terça-feira, 9, até o próximo sábado, 13, serão aplicadas as provas da Olitef (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), uma iniciativa nacional e gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Na segunda edição, a Olitef chega em Roraima com o objetivo de educar, engajar e empoderar jovens para que tomem decisões financeiras mais conscientes e responsáveis.
A iniciativa é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC (Ministério da Educação) e participação do Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Preparação para o futuro
De acordo com o articulador da Olimpíada na Rede Estadual, Renato de Almeida Silva, a iniciativa representa um marco importante para os estudantes roraimenses.
“A Olitef é uma oportunidade incrível para os nossos alunos desenvolverem habilidades financeiras importantes para o futuro. Estamos ansiosos para ver os resultados e acreditamos que essa iniciativa vai contribuir significativamente para a educação financeira em nosso estado”, destacou.
Provas e premiação
A prova será composta por questões de múltipla escolha. Os 10 mil estudantes mais bem colocados receberão premiação em títulos públicos, incluindo R$ 400 em Tesouro Selic.
Em 2024, a rede estadual de ensino participou da Olitef com 32 escolas, totalizando 2.469 estudantes inscritos e 273 medalhistas. Para a edição de 2025, 51 escolas aderiram ao programa, com aproximadamente 7 mil alunos cadastrados.
Cronograma da Olitef 2025
· Inscrições: de 19 de março a 3 de setembro;
· Provas: de 9 a 13 de setembro;
· Resultado final: 30 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário