O Outubro Rosa chegou e a sensibilização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher é reforçada em todo o país. Em Roraima a sociedade também é chamada para ter mais atenção aos sinais e sintomas que devem ser levados em consideração para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.
O CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) terá uma programação diferenciada para as mulheres, com a oferta de exames de mamografia e consultas médicas com o mastologista a partir da próxima semana.
As atividades iniciam na quarta-feira, 6, e seguem até o dia 15. Mas ao longo de todo o mês, o trabalho de sensibilização continua.
O exame de mamografia será realizado pela manhã e os agendamentos podem ser feitos, de forma presencial, na sede da unidade, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, Aparecida. Mas para realizar o agendamento e ter acesso ao exame é importante que a mulher com mais de 40 anos tenha a requisição médica, que pode ser obtida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Já para a consulta de mastologia não precisa de encaminhamento e o agendamento também pode ser feito de forma presencial.
De acordo com a diretora do Centro de Referência, Dra. Marília Pinto, o objetivo é sensibilizar as mulheres e reforçar o rastreamento de doenças para o diagnóstico precoce.
“Reforçamos que os cuidados com a saúde devem ser mantidos durante todo o ano e não apenas no mês de outubro”, disse.
Conforme a diretora do DEPAO (Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia), Cláudia Almeida, o objetivo é incentivar as mulheres da capital e também dos municípios que tem indicação para realizar mamografia, a procurar o Centro de Referência e não deixar os cuidados em segundo plano.
“Queremos sensibilizar as mulheres de todos os municípios e fortalecer a Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que a prevenção é fundamental e deve sempre estar em primeiro lugar e aqueles casos em que for necessário o tratamento o ideal é que seja iniciado logo de forma precoce. Nosso objetivo é sensibilizar a população feminina do nosso Estado para que todas acima de 40 anos façam o exame de mamografia com regularidade, pois só assim teremos o sucesso no cuidado”, complementou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário