Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Ao celebrar os 30 anos de criação da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), um dos destaques na efetiva contribuição para o desenvolvimento do estado, além do notável trabalho de promulgação da constituição estadual, foi garantir a participação da população com sugestões na reforma constitucional.


Representantes de segmentos organizados de todos os municípios tiveram a oportunidade de integrar as sessões itinerantes e pontuar melhorias em áreas como educação, bem-estar social, estradas, agricultura familiar e saúde. As sessões realizadas pelo parlamento marcaram efetivamente a contribuição da sociedade e foi um marco importante nestes 30 anos do Poder Legislativo.

As sessões itinerantes tiveram a finalidade de ouvir os reclames da população sobre as dificuldades de cada município em todas as áreas, subsidiar dados para a reformulação da Constituição Estadual e homenagear os desbravadores dessas localidades com o título “Orgulho de Roraima”.


Na época, o então presidente da ALE-RR, deputado Mecias de Jesus, destacou que o propósito do poder legislativo estadual era percorrer todos os municípios para colher subsídios para a revisão constitucional, ocasião em que foi criada a Comissão Especial para realizar estudos e coletar dados objetivando atualizar a Constituição do Estado, assim como homenagear as pessoas que fizeram o município surgir e se desenvolver.
“Foi um momento marcante e expressivo na atuação efetiva do legislativo
estadual em todos os municípios. Artigos que atualmente integram a nossa constituição estadual advém do trabalho notável da equipe de servidores com a colaboração da população dos 15 municípios. Este sem dúvida é um fato importante que merece destaque nestes 30 anos da Assembleia Legislativa de Roraima”, comentou.

Na avaliação do atual presidente do legislativo, deputado Soldado Sampaio, o parlamento, ao longo dos anos, oportunizou uma contribuição significativa para a população em razão de contemplar as mudanças necessárias com base em suas reivindicações e anseios.

“O poder legislativo se materializa através da representação do povo sendo acessível para que a sociedade busque seus direitos permitindo que todas as correntes ideológicas tenham voz e espaço, o que vem se consolidando ao longo destes 30 anos de sua implantação. Aqui permitimos que a população contribua e apresente suas demandas ao parlamento”, enfatizou.



Sampaio destacou que, além do trabalho realizado pelas sessões itinerantes no interior, fatos marcantes ao longo destas três décadas pontuam de forma positiva a atuação do legislativo.

“Oportunizamos a população debater junto conosco as reformas necessárias a serem incluídas em nossa constituição e com isso tivemos uma participação mais efetiva dos núcleos da sociedade civil organizada neste relevante trabalho. Posso afirmar que o parlamento, nos dias atuais, está mais atuante e muito mais próximo do povo”, ressaltou.


PRIMEIRO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO RESSALTA TRABALHO NOTÁVEL DOS CONSTITUINTES

O deputado constituinte e primeiro presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Flávio Chaves, detalhou que o minucioso trabalho realizado pelos deputados constituintes para a promulgação da Constituição do Estado de Roraima foi um marco importante a ser destacado nestes 30 anos de instalação do Poder Legislativo.


“Muito me orgulha integrar com os demais parlamentares constituintes a missão de sermos os protagonistas juntamente com uma equipe formada por notáveis da elaboração e promulgação de nossa constituição. Percorrermos todos os municípios e sintetizamos todas as demandas e assim pensarmos no desenvolvimento do Estado que acabava de ser instituído, onde uma das primeiras leis era a que tratava da organização da estrutura básica do Poder Executivo no sistema de administração pública”, disse.


CONTRIBUIÇÃO – A população também reconhece e entende a efetiva contribuição do poder legislativo nestes 30 anos ao citar momentos expressivos como a intermediação do parlamento na questão da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol e a aprovação de leis importantes, segundo comentou a dona de casa Ana Sousa.

“Alguns pontos me marcam com lembranças da atuação dos parlamentares ao citar a questão da Raposa Serra do Sol e atualmente acompanhei com expectativa a aprovação do projeto de lei que institui o Projeto Renda Cidadã, da qual sou beneficiada”, observou.


A juventude também tem uma participação expressiva no parlamento. Na avaliação do estudante Guilherme Santos, é necessário que os jovens possam se interessar em integrar as ações políticas.

“Algo que não era tão comum, agora deve fazer parte do nosso cotidiano esta integração com o legislativo. Os projetos de leis que são discutidos e aprovados devem conter nosso olhar, pois futuramente seremos os líderes em cada segmento. Em relação à atuação do Poder Legislativo nestas três décadas, entendo que o comprometimento, a ordem e os deveres devem ser cumpridos severamente em benefício do povo roraimense”, afirmou.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário