Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Foi realizada durante toda a manhã deste sábado, 9, uma ação de limpeza em torno do Lago dos Americanos, no Parque Anauá por servidores voluntários de várias secretarias do governo estadual através do programa “Amigos do Parque”, idealizado pelo Instituto de Desporto de Roraima (IDR).
Segundo o diretor do IDR, Dinaldo Barreto, a intenção é realizar quinzenalmente esta limpeza e trabalhar nos próximos meses a conscientização das famílias que frequentam o parque para que mantenham o local sempre limpo.
“Vamos contar com a parceria de instituições públicas e privadas com o intuito de informar o público sobre a necessidade de deixar o local sempre limpo, após a sua visitação. O objetivo é tornar o local atrativo e agradável contando com a parceria de todos na limpeza dos espaços que forem ocupados, e assim vamos contando com mais parceiros neste projeto que intitulamos “Amigos do Parque”, comentou.
A secretária da Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social) Tânia Soares, destacou a importância de ações como esta para tornar esta área de lazer que é frequentada todos os finais de semana por inúmeras famílias sempre revitalizada e principalmente mantendo a conscientização sobre a limpeza permanente dos locais a serem utilizados. “Todos devem ser parceiros desta ação e o sucesso deste projeto será quando conseguirmos motivar a população a cuidar deste espaço que é de todos. Atitudes simples como levar seu lixo para ser depositado em um local apropriado e sempre estar consciente da necessidade da preservação de nosso meio ambiente são pontos importantes para trabalharmos em conjunto na segunda fase de conscientização destes pontos”, afirmou.
Para a secretária estadual de educação Leila Perussolo, a iniciativa é formidável e a motivação dos servidores e voluntários foi surpreendente, mas lembrou que recentemente foi feita uma ação de limpeza no local, e em menos de duas semana a área em torno do Lago dos Americanos já estava totalmente tomada de lixo, sacolas plásticas, restos de alimento e linhas de cerol, o que pode causar um acidente grave para quem caminha na areia.

“Precisamos despertar a necessidade de preservar este local e deixa-lo sempre limpo, pois inúmeras famílias utilizam deste espaço para realizarem suas confraternizações e reunir os amigos aos finais de semana. Não custa nada para os frequentadores levarem seu lixo e limparem a área que utilizaram. Vamos realizar nos próximos dias eventos esportivos no local e tornar este espaço atrativo para todos, sempre com o objetivo de conscientizar a todos para mantermos este local sempre limpo”, destacou.

 População aprova iniciativa e ajuda na limpeza do local

A comerciante Nilza Monteiro, todos os finais de semana utiliza a área do lago para realizar atividades físicas com a família, e geralmente após o treino sempre realizam um lanche com os amigos, e tem a preocupação de levar sempre sacos para recolher todo o lixo que produzem.
Ao encontrar inúmeros voluntários ajudando na limpeza do local, sentiu a necessidade de integrar a equipe e colaborar com esta importante ação.

“Sempre que possível também já realizo este trabalho, pois é importante que todos tenham esta preocupação de manter esta área de lazer sempre limpa e atrativa. Não basta apenas esperarmos que o governo faça sua parte. É uma questão de educação e consciência de todos zelarmos pelo ambiente que utilizamos, faço questão de envolver meus filhos neste processo, pois serão multiplicadores deste bom exemplo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário