Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



O ciclismo, de acordo com alguns conceitos, é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. Surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas.O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX, e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas. Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/ciclismo.htm
No Mountain Bike, existem várias categorias, que são divididas em mais ou menos radicais, que são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB, que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU), que não é praticado entre nós aqui. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclismo

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico eanaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de forçamuscular de pernas, em treinamentos, que é justamente o que acontece em meu cotidiano, pois iniciei esse esporte, Mountain Bike, em 11 de julho deste ano, já sentindo seus efeitos.
Assim que iniciei, comecei a conhecer diversos adeptos dessa modalidade, onde, diariamente, fazemos passeios, treinos e provas, em pista asfáltica, como também, em trilhas (em pistas de terra batida e/ou outras de diversas especifidades).

Para os praticantes do ciclismo roraimense, especificamente com os quais tenho convivência direta, existem algumas particularidades interessantes:não existe EU, mas sim NÓS, não existe CAMPEÃO, mas sim VENCEDOR, não existe O MELHOR, mas sim AQUELE QUE SUPERA SEU LIMITE, não existe INDIVIDUALIDADE, mas sim COLETIVIDADE. Em suma, todos praticam juntos, com cordialidade, ajuda mútua e respeito.
Augusto Branco escreveu: “Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia. Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego. Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer. Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido. Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dá errado conosco e maldizermos nossa sorte. Depois de tudo isso, até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida ideia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim:que tal ideia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação!

Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver. ”
            E foi justamente pensando nessa superação, que pedalamos pelos cominhos que em que nossas bikes nos levam, mas sempre preocupados com quem está na dianteira, ao lado e atrás, pois todos, ao mesmo tempo, se tornam UM.

Por: EMANOEL DOS SANTOS FERREIRA
Pedagogo - Especialista em Gestão e Organização de Escola
Praticante de Mountain Bike

Um comentário:

  1. Excelente artigo. Feito com muita sensibilidade e responsabilidade ao relatar a importância da superação pessoal e da união entre os praticantes desse esporte e adeptos a esse estilo de vida!
    Parabéns Emanoel.

    Mountain Bike Evolution Roraima
    "DESISTIR NUNCA FOI UMA OPÇÃO!*

    ResponderExcluir