Estudantes e professores do Brasil e da Guiana participam nesta sexta-feira, 7, do XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil–Guiana, promovido pelo Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, no município de Bonfim. O evento, que será realizado durante todo o dia, busca fortalecer os laços educacionais e culturais entre os dois países, por meio de atividades científicas, tecnológicas e culturais.
A programação inclui oficinas, palestras, exposições, rodas de conversa e experiências de robótica e planetário, com temas voltados às áreas de engenharia, geografia, química, arquitetura, desenho e design. As atividades acontecem simultaneamente no CEM de Bonfim e na Saint Ignacius Secondary School, em Lethem, na Guiana, com apoio da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e do IFRR (Instituto Federal de Roraima).
Para o gestor pedagógico da unidade em Bonfim, professor Álvaro Flávio Rodrigues, o evento representa uma importante oportunidade de integração educacional e cultural na região de fronteira, promovendo o diálogo, o aprendizado conjunto e o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Guiana.
“Com essas oficinas, o objetivo é despertar o interesse dos alunos por uma determinada área, considerando que eles estão no ensino médio e estão prestes a concluí-lo. Dessa forma, podemos ajudá-los a descobrir sua vocação e aprimorar suas habilidades para uma carreira específica”, destacou Rodrigues.
Além das oficinas, o intercâmbio também conta com atividades culturais e de extensão universitária, como o Show de Experimentos e demonstrações de robótica realizados pelo IFRR, e palestras sobre acordos e mobilidade acadêmica ministradas por especialistas de instituições federais.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed
Nenhum comentário:
Postar um comentário