Ad
Notícias
Roraimense Ana Siqueira Calleri vence etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Produtora Rural
A roraimense Ana Siqueira Calleri foi a grande vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria Produtora Rural. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), em Florianópolis, e reuniu empreendedoras de todo o país reconhecidas por transformar suas realidades e comunidades por meio do empreendedorismo.
Representando o estado de Roraima, Ana é a criadora da marca Imeru Café, um produto 100% arábica, orgânico e cultivado em sistema agroflorestal na comunidade indígena Kauwe, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O café é resultado da agricultura familiar e de uma gestão empreendedora que une sustentabilidade, ancestralidade e inovação.
Uma história de propósito
A trajetória de Ana Siqueira Calleri é marcada por coragem e propósito. Em 2020, prestes a iniciar o curso de Medicina no Paraguai, ela decidiu adiar o sonho acadêmico para cuidar da mãe, que havia sofrido um acidente. Durante esse período, uma oportunidade inesperada surgiu quando um amigo da família provou o café cultivado no sítio e revelou o potencial de um mercado de cafés especiais em Roraima.
Sem experiência na área, Ana mergulhou no aprendizado sobre cultivo, pós-colheita e gestão empresarial. Com apenas 19 anos, fundou o Imeru, nome que significa “cachoeira” em referência às suas raízes indígenas macuxi e em homenagem à avó, Olindina Calleri, responsável pelas primeiras 240 mudas de café da família.
Hoje, o Imeru conta com 1.500 plantas produtivas e uma área em expansão que já alcança quase 9 mil plantas. O crescimento do negócio vem acompanhado de uma visão sustentável, que inclui o reflorestamento de áreas degradadas, geração de renda local e participação em projetos sociais voltados ao fortalecimento da agricultura indígena.
Café com identidade e impacto social
O Imeru Café é o primeiro café arábica indígena de Roraima, e possivelmente do Brasil. Produzido de forma artesanal, o produto oferece rastreabilidade completa da cadeia produtiva, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura local. Além da venda direta pelas redes sociais, o café é comercializado em cafeterias, lojas de artigos indígenas e curadorias fora do estado.
Ana também promove experiências de visitação à comunidade, onde consumidores conhecem todo o processo desde o plantio à torra, reforçando o compromisso do Imeru com a transparência e o relacionamento próximo com o cliente.
Nos últimos dois anos, o negócio teve um crescimento de receita de quase 100%, resultado do aumento da produção e da abertura de novos mercados. Agora, o foco é a exportação, com planos de levar o café indígena de Roraima a consumidores na América do Sul e Europa, em parceria com o Peiex (Programa de Qualificação para Exportação).
A vitória de Ana simboliza o fortalecimento do empreendedorismo indígena e feminino na Amazônia. Para o Sebrae Roraima, o reconhecimento é motivo de orgulho e inspiração para outras mulheres que sonham em empreender no campo.
Além de Ana, Roraima também foi representada pela empreendedora Fernanda Menezes, finalista na categoria Pequenos Negócios, que destacou a alegria em ver o estado se destacando nacionalmente.
Kamyla Brasil, gestora do programa Sebrae Delas em Roraima, ressaltou a importância do prêmio para valorizar histórias como a de Ana Calleri
“Esta é uma conquista histórica, pois é a primeira vez que Roraima leva o ouro nacionalmente, isso mostra o quanto Roraima tem potencial, o quanto as nossas empreendedoras crescem e empreendem cada vez mais de forma inovadora. Estou muito feliz pela conquista”.
A premiação
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Nacional que reconhece e valoriza o empreendedorismo feminino em todo o país. Em Roraima, é organizado pelo Sebrae Roraima.
Desde 2004, o prêmio homenageia mulheres que se destacam pela inovação, visão de futuro, boa gestão e impacto social e econômico em suas regiões.
O prêmio contempla diferentes perfis de empreendedoras, distribuídos em categorias como:
Microempreendedora Individual (MEI)
Pequenos Negócios
Produtora Rural
Ciência & Tecnologia
Negócios Internacionais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário