O estágio é uma oportunidade de vivenciar
na prática o que se aprende nos livros em sala de aula. Para proporcionar esta
experiência prática aos acadêmicos, a Faculdade Cathedral mantêm convênio com o
Hospital Geral de Roraima (HGR) para que os estudantes da área da Saúde como
Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Farmácia possam fazer estágio no
hospital.
Mariana Gavanski, Priscila Dama, Ugo Viana
e Thaísa Mota estão entre os 22 acadêmicos do curso de Fisioterapia, todos do
10º semestre, que fazem estágio no HGR. No hospital, eles passam pelas UTIs (Unidade
de Tratamento Intensivo), Bloco B, Bloco E e Grande Trauma. “Eles passam oito
dias em cada setor com atuação na Fisioterapia em terapia intensiva,
Fisioterapia em urgência e emergência e Fisioterapia traumato - ortopedia”,
explicou o professor doutor Thiago Reis, que supervisiona o estágio na parte da
UTI.
Os estudantes estão todos os dias no
hospital e precisam fazer o ciclo que é uma semana em cada setor. Nesta semana,
os quatro acadêmicos entrevistados estão em estágio na UTI. “Uma oportunidade
ímpar em que busca colocar na vivência profissional o que a teoria ensina
fazer. Estagiar é fazer saber”, disse o Diretor Acadêmico da Cathedral,
professor doutor Bismarck Diniz.
Em cada Bloco é uma experiência diferente.
“No primeiro atendimento a gente sempre fica ansiosa e com um pouco de
insegurança, mas logo passa. Está sendo muito gratificante vivenciar este
momento”, disse Priscila Dama. “A prática é diferente da teoria. O que a gente
aprende em sala é tudo certinho. Mas quando se depara com o paciente tem que
saber lidar, uma vez que cada um tem suas particularidades e precisamos nos
adaptar, mas sempre seguindo o que nos foi ensinado em sala de aula”, comentou
Mariana Gavanski.
Um dos pacientes atendido pela Thaísa Mota
e Ugo Viana sofreu acidente de motocicleta e foi parar na UTI. Os exercícios
feito nele são para recuperação da parte motora. “Ele não precisa mais ser
aspirado. Agora estamos trabalhando a parte motora com exercícios de
alongamento, fortalecimento e alguns exercícios respiratórios”, explicaram.
Cada desafio vencido é uma conquista. “Meu maior desafio é na UTI porque os
pacientes estão em situações mais delicadas”, comentou Thaísa.
O fisioterapeuta Thiago Reis ressalta a
importância da vivência hospitalar pelos acadêmicos. “Eles adquirem habilidades
da prática clínica, além do crescimento tanto intelectual como profissional por
conta do contato com a equipe multiprofissional”, observou. Reis é doutor em
Patologia, mestre em Pneumologia e também em Terapia Intensiva. A
fisioterapeuta e professora Yonara Julia Teles supervisiona os alunos em estágio
na parte dos Blocos. Ela também supervisiona os alunos que fazem atendimento no
Ginásio Ortopédico na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Cathedral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário