Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A professora Daiane Tretto da Rocha, do curso de Administração da Faculdade Cathedral, teve artigo científico aprovado no IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Sicasa) e no 1º Encontro Amazônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas Amazônia). O evento será no período de 19 a 23 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na cidade de Manaus.
Temas como água, energia, uso sustentável da floresta, defesa da Amazônia, comunicação e povos indígenas estão entre os assuntos que serão abordados durante o evento. Com o título “Reflexos da globalização na Amazônia: o caso dos projetos insustentáveis direcionados ao estado de Roraima”, Daiane aborda temas relacionados à Amazônia Legal, com enfoque no estado de Roraima. “Com a globalização, a Amazônia Legal ganhou visibilidade mundial, tanto pelo seu amplo território, como pela sua imensa biodiversidade. E, justamente por suas riquezas naturais, torna-se objeto de interesse para outros países, impelindo o Brasil a desenvolver ações, projetos e políticas públicas com o propósito de assegurar a soberania sob seu território”, explica.
Daiane expõe que os projetos desenvolvidos acarretaram diversos prejuízos ao meio ambiente e à sociedade local, propiciando, por conseguinte, uma pressão cada vez maior com relação ao meio ambiente e sociedade local. “A discussão que o artigo faz relaciona-se aos impactos gerados pelas políticas desenvolvimentistas voltadas a região”, enfatiza. O artigo levou quase três para ficar pronto e a professora aproveitou as pesquisas realizadas no mestrado. “Os dados já haviam sido coletados, para transformar em informação e desenvolver a análise crítica foram uns 90 dias”, conta a professora que ministra as disciplinas de metodologia da pesquisa e gestão de pessoas I e II.
Conforme o comitê científico do Sicasa, foram inscritos mais de 500 trabalhos para avaliação. Do total de trabalhos apresentados, 39% vieram de alunos de mestrado, 11% de doutorandos, 35% de alunos de graduação e 15% de especialistas. O Sicasa tem como objetivo refletir e debater a agenda internacional numa escala regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário