Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Com a formalização de parceria entre o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), através dos Juizados Especiais, e o Procon Assembleia, será mais fácil continuar um processo quando as partes ou uma delas não cumprirem com o primeiro acordo. Os dois órgãos devem assinar em breve um Termo de Cooperação Técnica garantindo a homologação dos acordos não cumpridos.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28), durante a solenidade em homenagem aos 20 anos de implantação dos Juizados Especiais no Estado. Hoje, a primeira instituição a assinar o Termo de Acordo e Cooperação foi o Procon Municipal. Com isso, os acordos feitos no Procon não cumpridos pelas partes serão executados pelo Judiciário.
“Nosso objetivo é firmar um Termo de Cooperação Técnica para homologação dos acordos que forem firmados no setor de Conciliação do Procon Assembleia”, explicou o diretor do Procon, Lindomar Coutinho, presente no evento. Para ele, o consumidor será beneficiado com esse tipo de parceria, além de fortalecer e gerar mais autonomia aos Procons.
Conforme Coutinho, a ideia é desafogar o Judiciário com essas demandas. Desde a implantação do Procon Assembleia, em 2012, mais de 15 mil consumidores foram atendidos.
O coordenador dos Juizados Especiais em Roraima, Rodrigo Furlan, ressaltou o aumento na procura aos Juizados tem crescido nos últimos anos e o principal público é formado por consumidores insatisfeitos que procuram solução para problemas.  “Queremos que a população venha até nós para fazerem esses acordos”, disse.
Furlan reconheceu o trabalho elaborado pelos Procons, além disso, classificou esse trabalho como pré-processual. Sobre a abrangência da parceria aos demais órgãos, o coordenador ressalvou a futura parceria com o Procon Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário